Férias da Páscoa e exames nacionais: como conciliar?

Editora Inspiring Future
8 abril 2023

O 2.º semestre já terminou e o 3.º e derradeiro semestre está prestas a começar! Avizinham-se os trabalhos de final de ano, os testes, as sessões de apoio e, finalmente mas não menos importante, a prepração para os exames nacionais.

Neste momento, já deves estar a tentar organizar tudo para que consigas conciliar o estudo e, ao mesmo tempo, fazeres com que sobre tempo para ti para as tuas coisas. A verdade é que não é tarefa fácil e nós sabemos disso! Além de te senterires stressad@ e pressionad@, parece que tudo se desenrola demasiado rápido e ficas com a sensação de que nada corre como queres e/ou tinhas planeado... Especialmente porque esta fase é marcada pelas aulas das 08h30 às 13h00 e pelas tarde inteiras em frente aos livros de preparação para os exames.

Queremos que saibas que é perfeitamente natural que, nestas circunstâncias, não saibas como gerir o teu tempo — razão pela qual acreditas que só tens andando a viver para e nos livros. Mas adivinha... Temos dicas para organizares o teu dia da melhor maneira e ainda assim tirares o máximo proveito do teu tempo livre nas férias da Páscoa. Leste bem! É possível estudar em período de férias e, mesmo assim, ter tempo para tudo que te apeteça fazer 😉

Criar um horário (seja digital ou em papel) pode ajudar-te imenso. Desta forma, és capaz de vizualizar tudo o que tens para fazer, além de que (qualquer uma das opções) te permite dividir os dias por horas e riscar as tarefas concluídas (sabe tãoooo bem, não sabe?!). Don't struggle ao tentares arranjar um horário/calendário! Existem mil e uma aplicações e plataformas online ou para os amantes do papel e caneta, há milhares de planners gratuitos a circular para internet. Just google it! 

Já que estamos numa de conselhos, aqui fica o último e mais importante: não desesperes; sempre ouvimos dizer que arrancar cabelos não resolve nada e que a saúde mental é mais importante do que as tuas notas.