A vida de um estudante não é só estudar

Redatora com Futuro
16 março 2022

Todos os estudantes do ensino secundário têm uma ideia pré-concebida acerca da universidade, seja porque têm lá amigos mais velhos ou porque os professores gostam de os assustar. A ideia com que se fica é que há testes ou trabalhos para fazer todas as semanas, que os professores dão a matéria a correr, que há livros de 600 páginas para ler para cada disciplina… Em suma, parece que a universidade não deixa aos alunos qualquer tempo para respirar.

 

A verdade é que a faculdade dá muito mais trabalho que o ensino secundário, mas não é tão mau como alguns pensam e também depende muito do curso e da instituição. Ainda assim, os estudantes ficam assustados e tendem a deixar de fazer atividades fora das aulas para poderem ficar com todo o tempo livre que têm completamente disponível para estudar. Esta é uma atitude errada!

 

Quando se tem muito tempo livre, é normal pensarmos que estamos mais à vontade e que não precisamos de começar a estudar tão cedo. Em vez de aproveitarmos as tardes livres para rever a matéria que foi dada nas aulas desse dia podemos acabar, por exemplo, a atualizar as séries ou a dormir a sesta porque tivemos de acordar muito cedo.

 

Assim se perde uma tarde inteira que nos podia poupar algum stress no futuro. Sendo assim, o que devem então fazer os estudantes? Em primeiro lugar, é importante perceberes que também não é aconselhável envolveres-te em todas as atividades possíveis, pois assim acabas por ficar mesmo sem tempo para estudar e demasiado cansado, o que pode afetar a tua prestação nas aulas. Na tua universidade, vais ter uma grande oferta de organizações a que te podes candidatar e deves escolher aquelas que te interessam pelo trabalho que desempenham e que achas que podem contribuir para desenvolveres competências importantes.

 

Não te candidates a algo só por candidatar. Por outro lado, tens sempre o voluntariado e há inúmeras causas que precisam de ajudam. Basta procurares um bocadinho e de certeza que vais encontrar algo que te agrade. Por fim, é importante conjugares com um pouco de exercício físico, seja ir ao ginásio, fazer parte duma equipa ou ir a aulas de dança, pois contribui não só para a tua saúde física, mas também mental.

A universidade não é só estudar! Vais continuar a ter tempo para ir a festas (provavelmente até vais passar a ir a mais) e para estar com os teus amigos, só tens de aprender a organizar o teu tempo e torná-lo o mais produtivo possível. Lembra-te que a regra para o sucesso está em não passar de 8 para 80, mas sim arranjar um meio-termo.