Ter disciplinas de outras áreas vai ser possível para todos os alunos do secundário

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
6 abril 2018

O projeto piloto de flexibilidade curricular, que permitia aos alunos escolher uma disciplina de uma área de estudos diferente, vai ser alargado a todas as escolas. É já a partir do próximo ano letivo que essa possibilidade vai se tornar realidade, depois de a medida ter sido bem recebida nas 225 escolas pioneiras.

"A generalização deste regime a todas as escolas, embora com carácter facultativo, foi aprovada nesta quinta-feira em Conselho de Ministros", como conta o Público. "Alarga-se assim à escola pública uma ferramenta de trabalho que até aqui estava garantida apenas às escolas privadas", sublinho Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação.

Este mecanismo permite que um aluno da área de humanidades tenha uma disciplina de ciências, artes, ou economia, e assim sucessivamente, dependendo da escolha do aluno.

Há cerca de um ano tínhamos-te falado deste projeto, numa notícia que gerou grande entusiasmo pela comunidade Inspiring Future. O facto de ter sido aprovado e alargado prende-se com o facto de o projeto estar pendente de uma avaliação da OCDE; o diretor de Educação da organização, Andres Schleicher, mostrou-se "muito impressionado" com o impacto da medida nas escolas.