“Ser bom aluno está associado só a ter boas notas, mas é muito mais do que isso”

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
23 maio 2018

O que é, afinal, ser bom aluno? As respostas variam mas uma coisa é certa: temos de concordar com a de Jorge Teixeira, Professor de Física e Química, do 3.º ciclo e do ensino secundário, no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins. Porquê? Além de este ter sido considerado o "melhor professor de Portugal", ao ter vencido a primeira edição do Global Teacher Prize Portugal, o prof Jorge vai ao encontro da nossa missão como organização!

"Ser bom aluno está associado só a ter boas notas, mas é muito mais do que isso", contou o professor de 49 à revista Visão. "A principal missão da escola é “fazer os alunos observar e refletir”, mas nem sempre é fácil cumpri-la: “Exige tempo e, às vezes, somos obrigados a fazer tudo à pressão”, pode ler-se no mesmo artigo.

Se já assististe às nossas atividades, sabes que defendemos exatamente esta ideia: as notas não significam tudo e o que temos de fazer é encontrar maneiras de nos diferenciarmos. Caso não te recordes, na sessão de Acesso ao Ensino Superior explicamos-te sempre que a única opção que não vale é "fazer nada". Tens de fazer alguma coisa!

Quanto a estratégias a adotar para captar a atenção dos estudantes, o professor Jorge parece que continua a falar de nós: "Estimular os alunos pela positiva, usar o humor para brincar com as situações e exemplificar o que se ensina com situações quotidianas”. Tudo para haver possibilidade de a escola “criar empatia com os alunos”.

O professor que espalha magia nas aulas em Chaves teve ainda uma palavra para a tecnologia e a influência que esta já tem na sala de aula: "Mesmo com toda a tecnologia do mundo, se o aluno não pensar, ela não vale de nada.