Não, a tua nota de Educação Física não vai contar para a média de acesso

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
16 abril 2018

Se estás no secundário e a ler esta notícia, é importante, devido às várias notícias que foram publicadas, que percebas que a tua nota a Educação Física não entra nas contas da média de acesso ao Ensino Superior. 

Depois de vários jornais terem avançado a notícia de que a disciplina ia passar a ter o mesmo peso do que as outras no que à média diz respeito, vale a pena sublinhar que este diploma ainda não foi aprovado na Assembleia de República e que ainda não se sabe sobre que ano de escolaridade a medida vai incidir. 

Portanto, se já iniciaste o secundário, a tua média será calculada da mesma forma, pois a classificação final da disciplina é a média aritmética dos vários anos. 

Porquê as notícias sobre a entrada de EF para a média?

O governo prepara-se para propôr o fim do caráter exclusivo da Educação Física, num diploma a que o jornal Público teve acesso e que descreve isso mesmo: "a valorização de todas as componentes do currículo impõe a eliminação do regime excepcional relativo à classificação da disciplina de Educação Física, passando esta a ser considerada, a par das demais disciplinas, para o apuramento da classificação final de todos os cursos do ensino secundário".

Mas nada mais do que esta informação é referida, pelo que a entrar no próximo ano letivo, só deverá contar para quem se matricular no 10º ano em 2018/19.