Cheque-Cultura, a prenda para quem faz 18 anos

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
17 abril 2018

Todos os jovens de 18 anos vão receber um cheque-cultura, cujo dinheiro poderá ser gasto em inciativas culturais, como visitas a museus, exposições e espetáculos. A proposta chama-se "Cultura para Todos" e é o projeto vencedor do concurso público do Orçamento Participativo Portugal. 

"A cultura é um pilar fundamental da educação, sentimento de pertença e de integração do indivíduo na sociedade. Assim, propõe-se a criação de um programa de incentivo da população à Cultura baseada em três pilares", pode ler-se no site oficial, como descrição do projeto. O proponente, João Gonçalo P. M. Pereira, desdobra então a usa proposta em três medidas:

  • "Criação de um programa que incentive a doação de livros em boas condições por parte de pessoas singulares a bibliotecas públicas. Os doadores em troca e por incentivo recebem um vale para a compra de um livro numa livraria. Assim, é incentivada a leitura e compra de livros, bem como a doação de obras às bibliotecas."
  • "Oferta de um cheque cultura a todos os jovens que completassem 18 anos que lhes permita o acesso gratuito a museus e espaços culturais durante um ano. Esta medida é complementada com vales de compra de livros em parceria com as associações locais."
  • "Criação de uma uma base de dados online e gratuita onde reúna livros em suporte digital, em braille e em suporte audio adaptada para cidadãos portadores de deficiência"

Ainda não se sabe ao certo qual será o valor de cada cheque nem como e quando será entregue, mas no total o valor destinado ao projeto são 200 mil euros.