A tua escola vai reabrir ou não? Eis a questão!

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
11 abril 2020

Nos últimos dias, não foi só os Exames Nacionais e o Acesso ao Ensino Superior que ficou virado do avesso… ter ou não ter aulas, eis a questão! Não precisas de te preocupar, vamos explicar-te tudo aqui.

 

Comecemos pelos mais novos: até ao 10º ano funcionará tudo por Ensino à Distância!

No caso específico dos alunos do 9º ano ou mais novos, haverá um remake de um programa dos anos 60/70, a Telescola. Serão os canais da RTP e os canais disponíveis na Televisão Digital Terrestre - TDT.

 

A malta do 11º e do 12º, como têm exames nacionais que são cruciais para o Acesso ao Ensino Superior, é diferente.

Se és do 11º ou do 12º, o plano do Governo é que voltes às aulas no início de maio – dia 4 é a estimativa apresentada – assumindo que as consequências e desenvolvimento da pandemia se mantém estáveis.

 

Porque é que é possível que voltes às aulas durante a pandemia?

Segundo o Executivo, o facto de os alunos mais novos do que o 10º ano estarem todos em ensino remoto deixa muitas escolas vazias.

Estando as escolas vazias é possível redistribuir todos os alunos de 11º e 12º por várias salas/escolas. Somas a isto a ideia de toda a gente na escola usar máscara, medidas redobradas de prevenção (gel em todas as salas, álcool, etc.) e tens a receita que querem aplicar para garantir que estás seguro.

 

Apesar de todas estas justificações e ideias, há muitas entidades que já se pronunciaram com reservas a estas medidas, como por exemplo a Federação Nacional da Educação, a FENPROF e algumas associações de pais.

Algumas das razões contra, passam pelo facto de os alunos poderem ficar infetados na mesma e trazer o vírus para casa ou com a questão da falta de transportes públicos, uma vez que, muitas linhas se encontram suspensas.

 

Por outro lado, a avaliação global das entidades é positiva, como é o caso da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas e da Associação Nacional de Dirigentes Escolares.

Os estudantes do 11º e 12º representam apenas 15% da comunidade nacional escolar, ou seja, cerca de 250 mil alunos retornariam às suas escolas e apenas para as disciplinas que envolvam exames de acesso ao Ensino Superior.

 

O que fica em aberto são as avaliações do 3º período! Para já não está totalmente definido o que vai acontecer, no entanto, vamos fazer algumas perguntas ao Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, amanhã, dia 12 de abril, às 17 horas no nosso Instagram @inspiringfuture.

 

Se e só se a pandemia o permitir e a curva se mantiver achatada! Para já, o Estado de Emergência mantém-se, portanto, ficámos todos em casa.