Aulas ou reuniões online? Isso são “Peanuts” para nós!

25 outubro 2020

Já te deves ter apercebido que o “new normal” veio para ficar e que, não tarda nada, o “new” deixará de ser “new”, dando lugar ao apenas “normal”.

 

Será normal tirar selfies com máscaras. Será normal monitorizarmos frequentemente a nossa temperatura. Será normal estarmos todos distantes, como se todos cheirássemos terrivelmente mal. Será normal vivermos praticamente em prisão domiciliária, sem nunca termos ousado cometer um crime.

 

Todo este cenário (quase de filme) que a Covid-19 nos trouxe, transformou a nossa vida. De um momento para o outro, deixamos de nos encontrar pessoalmente para nos vermos atrás de um ecrã. Todas as nossas aulas ou reunião são agora online.

 

Esta adaptação ao mundo online pode não estar a ser fácil para ti. A pensar na necessidade de tornar as tuas aulas e reuniões melhores e mais produtivas, deixamos te algumas dicas:

1.   Mantém as tuas rotinas como se as tuas aulas ou reuniões fossem presenciais. Toma o teu café pela manhã, arranja-te normalmente, cumpre os teus horários habituais. O teu cérebro precisa da sensação de que é mais um dia de aulas ou de trabalho como tantos outros.

2.   Cria o teu espaço de trabalho em casa. Define o teu território. Precisas de um sítio organizado, com boa acústica e iluminação, de forma a que te sintas relamente confortável.

3.   Aproveita as pausas para saíres da frente do ecrã. Abre uma janela, vai até à varanda, dá uma “esticadela” às pernas. Deita-te no chão, brinca com o teu animal de estimação, relaxa um pouco, no fundo.

4.   Durante as aulas ou reuniões, mantem apenas aberta a janela que estás a utilizar - nada de dar uma “espreitadela” no Instagram. Evita distrações e foca-te no propósito da conversa - se tens dificuldades com este ponto em particular temos um artigo que pode ajudar!

5.   Faz exercício físico frequentemente. O teu corpo tem que se sentir ativo para estar desperto e para reduzir o impacto do sedentarismo. Toma também atenção à tua alimentação, optando por uma dieta saudável.

6.   Aprende a desligar-te. A tecnologia é algo imprescindível na nossa vida. A pandemia mostrou-nos que, mais do que nunca, vivemos dependentes do digital. Mas tudo tem um limite.
Deves procurar desligar-te do uso do online após as aulas ou reuniões pois, interiormente, necessitas de distinguir os teus tempos de trabalho dos teus tempos de lazer. Pousa o teu computador ou smartphone e lê um livro, cozinha um prato especial para o jantar ou relaxa no jardim.

Esta experiência por outro lado, também pode contribuir para tu perceberes se gostavas mais ou menos de trabalhar num estilo remoto!

Se cumprires todas as dicas aqui descritas, verás que sentirás bem menos o impacto negativo desta pandemia que nos arrancou a vertente da socialização presencial.

As aulas e reuniões online vieram para ficar e para preencher os nossos dias – ainda por cima com a situação atual que está a surgir. Mas não te apoquentes, perceberás que, tal como eternizou o treinador Jorge Jesus, isso são “Peanuts” para nós!