Com que método de trabalho me identifico? E como é que isso afeta o curso que quero?

Redatora com Futuro
9 outubro 2020

A quarentena veio obrigar-nos a mudar um pouco os nossos hábitos, a adaptar-nos com um maior uso da tecnologia, sendo a nossa maior aliada num período de isolamento.

Provavelmente deves saber que há empregos nos dias de hoje que te deixam trabalhar a partir de casa, gerir o teu tempo, ver ali uns episódios da tua série preferida pelo meio, quem sabe. Bem não será completamente assim, é necessário ter foco e regras, mas as pausas são importantes e neste tipo de trabalho és tu que as geres.

Tal como estás a ter aulas ou a estudar em casa, através do que te é facultado por internet, correio, etc., há igualmente outras pessoas que estão a adaptar-se neste momento ao trabalho em casa, e outras que já o faziam, ou seja, estão completamente na sua zona de conforto.

Trabalhar em casa é um método que tens as suas vantagens e desvantagens, algumas das quais até já foste sentindo com os trabalhos e aulas que tiveste de fazer a partir de casa.

Vantagens de trabalhar a partir de casa:

- Liberdade de agenda, tu é que organizas o teu trabalho;

- Familiaridade do trabalho, estar mais perto dos teus;

- Personalizar o teu lugar de trabalho. Num escritório dão-te uma mesa, não tens muita margem de personalização, e em casa podes dar um toque pessoal ao espaço como forma de te motivar a trabalhar. Na altura de trabalhar, trabalhas num sítio que gostas e isso tira um pouco o peso do trabalho.

Desvantagens:

- Risco da tua cabeça não sair do trabalho. A tentação de despachar tudo com o computador ali ao lado pode ser grande;

- Criar as tuas próprias regras pode ser um desafio;

- Dificulta conciliar trabalho e vida pessoal – quando é que um acaba e o outro começa.

O Diogo Franco, colabora com a equipa de Saúde Pública e deu alguns concelhos, entre os quais, começar com um exercício pela manhã para ter mais energia, fazer pausas entre o trabalho, e muito mais, que até se podem aplicar ás tuas rotinas de estudo.

Por outro lado, podes identificar-te com um trabalho que tenha uma maior interação com diferentes tipos de pessoas, um trabalho que exija mais movimento, como por exemplo enfermagem.

Isto não quer dizer que tenhas de ficar com um ou com outro mindset durante toda a tua vida profissional, mas pode até ser uma boa maneira de veres um curso com outros olhos, pensar nas possibilidades que ele terá.

Há que cursos que tanto te dão possibilidades para trabalhar a partir de casa como para trabalhar entre as pessoas e onde tens de estar preparado para saber agir em diversas situações. Há outros que não têm essa versatilidade.

Isto é algo importante a ponderar quando estás a pensar que curso gostavas de seguir e que profissão gostavas de ter no futuro.

Com este período podes refletir sobre métodos de trabalho em que te imaginas. Será que este tipo de trabalho e vida combinam comigo? Deixam-te mais á vontade? Ou gostas mais do típico “das 9 às 17”?