Vai haver pelo menos mais 4.000 vagas para a 1ª fase de candidaturas (talvez 8.000)!

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
1 setembro 2020

Ficaste com medo porque houve mais 11.000 candidaturas ao Ensino Superior comparativamente a 2019? O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, já veio dizer que vão haver mais vagas!

 

Depois de ter sido batido o recorde de candidaturas dos últimos 25 anos, o ministro em entrevista ao Expresso deu a indicação que iriam ser disponibilizadas mais 8.000 vagas, para além do aumento de 1% já garantido este ano.

 

De onde vêm as possíveis 8.000 vagas?

Dos concursos especiais e de reforço nas vagas dos CTeSP.

Foi decretada uma medida excecional para este ano, em Conselho de Ministros, ser possível as instituições disponibilizarem as vagas sobrantes dos concuros especiais.

Portanto, as vagas que fiquem livres dos concursos como os maiores de 23 anos, diplomados de especialização técnica ou de estudantes internacionais, poderão ser redirecionadas para o Concurso Nacional.

 

São 11.000 candidatos, mas apenas mais 8.000 vagas. Então e os outros 3.000?

Segundo Manuel Heitor, todos os anos, nos últimos 20 anos, há sempre um desfasamento entre o número de candidaturas e o número de candidaturas válidas. Se somarmos este desfasamento às candidaturas duplicadas (entre publicado, privado e CTeSP) temos um número que será abaixo do número de vagas disponibilizado.

Tendo em conta o acima referido, o ministro acredita que não se justifica garantir estes 3.000 lugares.

 

Quantos lugares estão garantidos até agora pelas estimativas das Instituições?

Segundo a notícia avançada pelo Público, as estimativas das instituições apontam para uma garantia de pelo menos 4.000 vagas extra no Concurso Nacional de Acesso.

Apesar desta previsão, o Conselho de Ministros deixa a salvaguarda que cada instituição terá o direito de decidir, curso a curso, se redireciona ou não as vagas.