Universidades de Lisboa vão apoiar novos negócios ligados ao mar

Admin Inspiring Future
8 abril 2015

 

Revitalizar a economia do mar. O protocolo para lançar o Mare Startup é assinado esta terça-feira para incentivar o empreendedorismo e a inovação empresarial na área do mar, numa iniciativa conjunta da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Fórum Empresarial da Economia do Mar e da Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco (SaeR).

O objetivo é envolver instituições de ensino, empresas, governação e sociedade na aceleração da “economia azul” e ajudar a criar novas empresas no setor. A iniciativa surge num contexto de aposta a nível nacional e europeu na economia do mar como eixo estratégico de crescimento económico, investimento e criação de emprego.

A cerimónia desta terça-feira é presidida por Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar. A Mare Startup vai ficar sediada no Tec Labs – Centro de Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

De acordo com o Barómetro anual da Informa D&B, o setor da Agricultura, Pecuária, Pesca e Caça foi o que mais cresceu desde 2007 (25%), no que se refere ao lançamento de novos projetos empresariais. Em 2014, foram criadas 1.685 empresas quando sete anos antes tinham sido criadas 655.