Universidade de Trás-os-Montes vai apostar na formação de desportistas de topo

Admin Inspiring Future
8 abril 2015

 

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a criar um Centro de Estudos Olímpicos para desenvolver a investigação científica que potencie a preparação desportiva, a avaliação do rendimento dos jovens e a formação de treinadores. Para o vice-reitor para a Ciência, Tecnologia e Inovação da UTAD, António Silva, o CIDESD-Olympics "trará benefícios directos para o desporto nacional". 

"Ajudamos o país e os atletas de alto rendimento desportivo e, por outro lado, o Comité Olímpico de Portugal reconhece o interlocutor de importância com massa crítica e com competência científica e intervenção técnica, como é o CIDESD. Toda a gente fica a ganhar e, fundamentalmente, ficam a ganhar os desportistas", explica António Silva. 

O Comité Olímpico de Portugal (COP) é um dos parceiros na criação do CIDESD-Olympics. De acordo com a academia, esta parceria visa "desenvolver investigação científica que potencie o processo de preparação desportiva", utilizando recursos humanos e tecnológicos de excelência, "criar e manter actualizada uma base de dados" que registe a evolução dos desportistas portugueses e permita "tomar decisões mais fundamentadas no processo de formação desportiva". 

O plano de actividades do CIDESD-Olympics contempla a criação de um serviço "online" com aplicações práticas da ciência desportiva e ainda a realização de sessões de promoção da ciência associada ao movimento olímpico nas universidades e nas escolas. Serão ainda promovidos vários 'workshops' de sessões de treino desportivo e de avaliação e controlo do rendimento desportivo e cursos e acções de complemento de formação de treinadores do Plano Nacional de Formação de Treinadores. 

O Centro de Estudos Olímpicos servirá também de apoio às actividades do programa nacional do Talentódromo Desportivo, criado no ano passado com o objectivo de acompanhar os talentos desportivos e os treinadores.