Universidade de Aveiro lança programa de preparação para acesso e frequência ao ensino superior

Admin Inspiring Future
28 fevereiro 2016
A Universidade de Aveiro coloca à disposição dos candidatos ao ensino superior um programa de preparação para a realização das provas de ingresso às diferentes licenciaturas e mestrados integrados, bem como para as provas de avaliação de capacidade exigidas para acesso e frequência dos Cursos Superiores Profissionais (CTeSP), maiores de 23, e estudantes internacionais que queiram estudar na UA. A primeira edição da iniciativa arranca dia 29 de fevereiro.

 

O preUA é um programa modular de preparação para o acesso e a frequência de cursos de ensino superior, ajustável às necessidades e ao perfil do formando. Funciona em duas modalidades distintas, podendo ser frequentado tanto por blocos (dois de 11 semanas cada) como por frequência isolada de uma Unidade de Formação (UF). A modalidade por blocos, com a duração total de 22 semanas, propõe que o formando identifique as duas unidades de formação específicas que ao longo do programa pretenda explorar em profundidade (estas UFs podem corresponder às provas que venha a prestar no acesso à UA) e cinco unidades de formação em competências transversais.

Nesta modalidade, e para esta primeira edição, os formandos têm que frequentar sequencialmente duas unidades de formação (nível I e II) da componente específica entre as seguintes: Matemática (I e II), Física (I e II), Português (I e II), Biologia (I e II) e Inglês (I e II), bem como as seguintes cinco unidades de formação de competências transversais: Técnicas de Expressão em Português Académico I e II; Ferramentas e Serviços Multimédia; Acesso à Informação Académica; e Aprendizagens de Trabalho Auto-regulado.

 

Na modalidade de frequência de Unidades de Formação Isoladas, os interessados têm nesta primeira edição a seguinte oferta:

 

No período de 29 fevereiro a 6 de maio:
- Matemática I
- Física I
- Português I
- Inglês I
- Biologia I
- Técnicas de Expressão em Português Académico I
- Ferramentas e Serviços Multimédia

No período de 16 de maio a 22 de julho:
- Matemática II
- Física II
- Português II
- Inglês II
- Biologia II
- Técnicas de Expressão em Português Académico II
- Acesso à Informação Académica
- Aprendizagens de Trabalho Auto-regulado

 

Cada Unidade de Formação tem a duração média de 45 horas de contacto.

Qualquer das modalidades do programa de formação preUA pode ser frequentada por interessados na preparação do acesso ou ingresso a um curso de ensino superior ou por qualquer outro interessado que frequente ou não a Universidade de Aveiro.

Importa salientar que a frequência com aproveitamento à UF específica I pode substituir a realização das provas de avaliação para acesso a cursos TeSP na Universidade de Aveiro ou das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (componente de prova escrita). Não obstante, os candidatos podem sempre inscrever-se também para realizar a prova/ o exame de forma independente, sendo válida para candidatura a melhor das notas obtidas.

O custo do preUA (programa completo na modalidade de blocos) para candidatos nacionais é de 1.050 euros. O preço do preUA na modalidade de frequência de uma Unidade de Formação isolada é de 290 euros por UF.

 

Uma segunda edição do preUA está já agendada para ter início em setembro.

Todas as dúvidas relativas ao preUA podem ser solicitadas pelo telefone 234 401 515, e-mail: preUA@ua.pt. Consulta aqui a informação disponível.