Uma aposta que deu para o torto no exame de Geografia

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
22 junho 2022

Duas amigas do Porto vão ao Rock in Rio e de alguma forma surge uma aposta. O desafio não é simples: “entrarem numa escola e fazerem um exame nacional em nome de alguém” e deu para o torto.

Segundo o que avança o Jornal de Notícias, as duas amigas foram a Lisboa para o festival, mas ficaram para o dia seguinte para entrar numa escola de Lisboa onde nunca tinham estado e não conheciam ninguém para fazer um Exame Nacional em nome de alguém.

A estratégia foi simples, esperaram que os estudantes fossem chamados e entraram em nome de alguém que não estava presente para fazer o Exame Nacional de Geografia do passado dia 20 de junho. Já lá dentro, preencheram todos os dados identificativos inventando números e nomes. Apenas uma das amigas tinha cartão de cidadão e não foi feita a verificação da identidade de nenhuma das duas antes de entrarem no exame.

A “brincadeira” começou a correr mal assim que uma das infratoras ficou indisposta e acaba por confessar que não se trata da aluna inscrita. Já a amiga manteve-se no exame durante duas horas, sem escrever uma única palavra. É neste momento que, depois de um professor confirmar que não se trata das alunas da escola, a Polícia de Segurança Pública foi notificada.

Segundo avança o JN, a “brincadeira pode sair muito cara” a pelo menos uma das jovens que pertence ao quadro de honra e tem uma bolsa de estudo – que pode agora perder devido a esta ocorrência.

Uma vez que incorreram no crime de falsas declarações (artigo 256.º do Código Penal), foi-lhes atribuída a medida de coação de termo de identidade e residência enquanto a investigação decorre.

Já as alunas que faltaram ao exame, foram surpreendidas com a situação quando contactadas pela escola com o sucedido. Nas declarações dadas ao JN, pode ler-se que ambas tinham faltado por opção pessoal e com conhecimento dos encarregados de educação.