Save the month! Em janeiro de 2021, haverá novidades sobre a média e os exames

Admin Inspiring Future
4 novembro 2020

Andámos a tentar falar com o Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, sobre o que é que vai acontecer ao cálculo da média e como é que vão funcionar os exames nacionais no próximo ano.

 

Já se sabe (e já se sabia desde dia 31 de agosto) que as perguntas opcionais vão manter-se, sobretudo porque o feedback de todos os intervenientes (professores, alunos, escolas, IAVE) foi positivo a este novo sistema.

Na realidade, não se sabe mais do que isto, mas o Presidente, João Pinto Guerreiro, garantiu que em janeiro de 2021 teríamos novidades.

 

O que é que está em aberto até lá?

·        Se os exames contarão 30% para a nota interna ou não, dos cursos Cientifico-Humanísticos;

·        Se os exames de conclusão do secundário voltam a ser obrigatórios ou apenas serão feitos como Prova de Ingresso;

·        Se será possível fazer Melhorias como externo repetindo os Exames Nacionais ou não;

·        Se Educação Física contará também para os alunos de outros anos que se vão candidatar em 2021;

·        Se os alunos do Profissional continuam a poder só fazer os exames como Prova de Ingresso ou se voltarão a ser obrigados a fazer Exame de Português e mais um para o cálculo da média para efeitos de candidatura;

·        Se os alunos do Recorrente terão de fazer os exames obrigatoriamente para o cálculo da média para efeitos de candidatura ou se podem simplesmente fazer os necessários para Prova(s) de Ingresso.