Os 100.000 computadores prometidos pelo Governo já estão a ser enviados!

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
19 novembro 2020

Se andaste atent@ as notícias que fomos publicando saberias que o Primeiro Ministro anunciou que iria dotar as escolas e os seus alunos de novos materiais informáticos para facilitar a aprendizagem à distância para diminuir os efeitos provocados pela Pandemia.

Os computadores, hotspots e as licenças de software começaram a ser entregues nas escolas no dia 13 de novembro, estão distribuídos por 3 públicos-alvo: 1º ciclo de ensino básico, 2º e 3º ciclo e, por fim, secundário. Começarão a ser distribuídos pelos alunos do secundário, com foco, inicialmente, pelos alunos abrangidos pelo programa de Ação Social (nomeadamente o escalão A).

É da responsabilidade do Agrupamento ou das Escolas sem agrupamento tratar da entrega aos alunos sinalizados com maior necessidade.

Cada Encarregado de Educação terá acesso a um Kit por aluno do programa de “Universalização da Escola Digital” que inclui um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM para estabelecer ligação com a Internet – haverá uma política de utilização responsável e, portanto, uma limitação da quantidade de dados disponíveis.

Cerca de 1/3 dos Kits, originários da MEO, estavam bloqueados até há uns dias por um problema com a ANACOM – entidade reguladora das telecomunicações – mas que entretanto ficou resolvido e já está a ser feito o envio para as escolas.

Poderás saber mais informação sobre os procedimentos que devem ser seguidos e sobre o programa através do documento oficial da Escola Digital.