O fecho das Escolas e o que vai acontecer a seguir...

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
22 janeiro 2021

Pois é, mais uma moedinha, mais uma voltinha. As cadeias de transmissão da COVID-19 estão cada vez mais concentradas na malta entre os 13 e os 29 anos, como tal, apesar de muitas reticências, o Governo acabou por decretar o fecho total das escolas pelo menos durante 15 dias. Neste caso o fecho, é mesmo fecho total, não há aulas…

 

Como assim, não há aulas?! São férias?!

É isso mesmo, este período de encerramento das escolas (todas, desde o 1º ciclo até ao universitário) vai funcionar como férias.

Se calhar agora estás a interrogar-te: “Mas se são férias, isso significa que o ano vai ser mais curto?”. A resposta é: Não. O que vai acontecer é que tens estas férias forçadas de 15 dias, mas depois o tempo desta interrupção vai ser compensada noutra altura. Por outras palavras, não vai haver férias de Carnaval, as férias da Páscoa serão mais curtas e as aulas acabaram ligeiramente mais tarde, ou seja, vão se roubar alguns dias às férias de verão também.

 

Então e quando é que voltamos à escola? Se é que vamos voltar…

No final destes 15 dias, haverá uma nova avaliação por parte do Governo e das autoridades da Saúde para perceberem, mediante o avanço da pandemia, se é viável o regresso às escolas (seja de forma faseada ou não, como defendem alguns diretores das escolas e associações de pais).

Tudo aponta que voltará a um sistema à distância, pelo menos até se conseguir dar folga suficiente aos profissionais de saúde e hospitais para conseguirem resolver a sua falta de recursos. Este retomar, por sugestão das Associações de Pais e Diretores, seria com os alunos mais novos primeiro (1º e 2º ciclos) e depois os restantes, quando as condições o permitirem, algo que ainda não foi confirmado pelo Ministro da Educação.

 

O Inspiring Future ainda vem à minha escola depois disto?

Neste momento, com as escolas fechadas e tudo o mais, não faz sentido irmos às escolas fazermos sessões, apesar de todas as medidas de segurança que temos tido em conta.

O que acontecerá é que mesmo durante este período de férias vamos estar disponíveis através da nossa Feira Virtual ou então através de uma chamada Zoom onde vamos ajudar a malta a chegar até à Feira ou a tirar dúvidas sobre o Acesso ao Ensino Superior - para esta última, fala com a tua escola para perceber como podes aceder ou então envia-nos um e-mail para a tua escola/turma ter acesso.

 

Então e os exames? Vão existir na mesma? Vão ser adiados?

Existe a possibilidade de os exames serem adiados, mas para já ainda não está definido porque ainda nem sequer existe o calendário de Acesso ao Ensino Superior.

 

O que é que eu posso fazer enquanto estudante?

Em primeiro lugar e mais importante que tudo: ficar em casa! E garantires que toda a tua família fica em casa também a não ser que precisem de coisas essenciais, como, por exemplo, ir ao supermercado.

Em segundo lugar, se for mesmo urgente saíres (para ir ao hospital, para ires votar caso tenhas mais de 18 anos, para ires ao centro de saúde, etc.), cumpre sempre as regras de segurança: distância de 2 metros, usar máscara sempre e desinfetar as mãos.

Em terceiro lugar, preparares a tua vida futura. Aproveita esta altura para pesquisares informações sobre o teu futuro no Ensino Superior, quais são as Instituições/Cursos interessantes para ti, a que associações/organizações te poderás juntar, etc. Podes fazê-lo através da nossa Feira Virtual ou através do nosso site.

Em quarto e último lugar, ajuda todas as pessoas/colegas que puderes, seja no estudo, seja simplesmente a conversar. Estamos todos cansados e fartos da pandemia, portanto, quanto mais nos ajudarmos, quanto mais cumprirmos as regras, mais rapidamente conseguiremos sair desta situação!

 

De certeza que conheces esta frase vinda dos teus pais, mas nunca antes ela se aplicou tão bem: “Onde todos ajudam, nada custa.” Nós, vamos só acrescentar: “Pode até custar, mas custa bastante menos.”