Nos últimos 3 anos, fecharam 474 cursos de Ensino Superior – menos dos que abriram!

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
27 julho 2020

São quase 10% dos cursos a nível nacional que foram eliminados, atualmente existem 5.079 cursos nos vários ciclos de estudo, num total de 128 Instituições de Ensino Superior, IES.

E poderão fechar mais por causa do COVID, avança o Jornal de Notícias com base no relatório divulgado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, A3ES.

 

Destes 474 cursos, 90% fecharam por vontade das próprias IES e os restantes 10% por imposição da A3ES. Neste período, a Agência aprovou apenas 331 novos cursos – licenciaturas, mestrados e doutoramentos – e chumbou 135 pedidos.

Fazendo os cálculos percebes que os cursos superiores, em Portugal, estão com saldo negativo.

 

Porque é que se prevê um agravamento desta situação com o COVID?

Porque para além da crise económica que pode provocar uma redução no número de alunos nacionais no Ensino Superior, também poderá haver uma diminuição no número de alunos internacionais devido às restrições de viagem.

Atualmente os alunos estrangeiros, representam cerca de 15% do total de alunos no Ensino Superior.

 

O que mais diz o relatório?

Que o número de estudantes está a descer juntamente com o número de professores, 9% e 11% respetivamente.

A somar a isto, mas numa nota mais positiva, os professores do Ensino Superior estão cada vez mais qualificados, mais 18,3% docentes com doutoramentos. Ao nível dos Politécnicos, houve um crescimento de 27,2% no número de doutorados e ao nível das universidades, houve um crescimento de 26%.