Não, a Dona Odete da tua escola não vai ser despedida!

Margarida Pereira
Redatora com Futuro
31 maio 2020

Têm sido muitas as notícias relacionadas com a declaração da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, onde estes afirmam que o Governo está a preparar o despedimento coletivo de funcionários das escolas.

 

Esta notícia pode-te ter apanhado de surpresa e fazer-te questionar se a Dona Odete da tua escola vai ser despedida, e a resposta é não.

A Dona Odete, não vai ser despedida, aliás nenhuma Dona Odete vai ser despedida.

 

O Ministro da Educação, garantiu que não está previsto o despedimento de nenhum trabalhador não docente no final do ano letivo. Contrariando assim, algumas das notícias que circularam naquela altura.

Tiago Brandão Rodrigues, garantiu que além de não despedir nenhum funcionário não docente, irá renovar esses contratos, tal como tem acontecido desde 2016.

 

O Ministro garante ainda, que o Orçamento de Estado para 2020 determina uma revisão da ‘portaria dos rácios’, ou seja, o número de funcionários por escola terá um aumento significativo, principalmente de trabalhadores não docentes.

Por isso, agora podes respirar fundo, porque quando voltares à tua escola vais encontrar além da Dona Odete a nova funcionária a Dona Maria.