Metade dos estudantes do secundário a nível europeu, são do Profissional!

Fernanda Carvalho
Redatora com Futuro
4 maio 2021

Em 2018, quase metade (48%) dos estudantes do ensino secundário na União Europeia pertenciam a cursos profissionais, revela o Eurostat. Assim, em 17,7 milhões de estudantes, cerca de 8,5 milhões estavam inscritos no ensino vocacional. Mais especificamente, jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, sendo que 58% eram rapazes e 42% raparigas.

A nível europeu global, a Finlândia é o país que se destaca com a maior taxa de jovens no ensino profissional: mais de 70%! Quanto a Portugal, o nosso país ficou abaixo da média europeia, contando com 39,7% dos jovens a frequentar o ensino profissional, cuja maioria é do sexo masculino.

De acordo com o Eurostat, o principal objetivo dos programas de ensino vocacional é preparar os jovens para o ensino superior e fornecer-lhes as competências necessárias para conseguir emprego. Com base numa determinada ocupação profissional, os cursos profissionais pretendem dar aos alunos um conjunto de competências e o conhecimento e as skills necessárias para o mercado de trabalho.

Voltando a dados relativos a 2018, foi na cidade de Severozápad, na República Checa, que se atingiu o pico, onde mais de 7 em cada 10 alunos pertencia ao ensino profissional.

Em oposição, o Chipre registou uma taxa de 17%, representando a taxa mais baixa de alunos a frequentar este tipo de ensino.

Em 2018, Educação Básica foi o curso menos requisitado, tendo apenas 2,6% dos estudantes da EU a frequentar o ensino vocacional.

No ano de 2017, 4 em cada 10 alunos portugueses estavam a frequentar o ensino profissional!