Melhorias de notas chumbadas pelo PS no Parlamento

Admin Inspiring Future
7 maio 2020

Como já deves saber, desde que foi publicado o Decreto-Lei n.º 14G-2020, no dia 13 de abril, que os Exames Nacionais servem apenas como Prova de Ingresso, não havendo assim possibilidade dos alunos externos fazerem melhorias às suas notas internas de disciplinas já concluídas. 

Esta situação tem gerado muita polémica, tendo inclusive gerado uma Petição Pública que reuniu mais de 8.000 assinaturas, posição que também foi partilhada pela Inspiring Future que, desde então, tem feito os possíveis para que a medida fosse revertida.

Através desse esforço, partilhado entre diversos alunos e encarregados de educação - com um especial agradecimento ao José Cunha e aos seus colegas, à Sónia Teles e à Sandra Lobo - estas reivindicações chegaram a ser partilhadas por vários partidos políticos, tal como foi anunciado neste artigo.

Foi então, ontem, debatido no Parlamento as propostas do PAN, PCP, CDS e Iniciativa Liberal, todos estes a favor - de uma forma ou de outra - da reposição das melhorias.

Foi chumbada a proposta do PAN, que de todas obteve um maior consenso com os votos a favor do PAN, PCP, BE, IL e CDS, a abstenção do PSD e do Chega, e os votos contra do PS. Assim como as propostas do CDS e do Iniciativa Liberal.

Foi no entanto baixada a proposta do PCP, com os mesmos objetivos, para a Comissão de Educação, fazendo com que este tema esteja ainda em aberto. Este será debatido nos próximos 30 dias nessa comissão,, adiando ainda mais a decisão final sobre este assunto.