Governo quer atrair mais 20 mil alunos para o ensino superior

Admin Inspiring Future
28 junho 2016
Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior, afirmou hoje que o Governo Português pretende atrair mais 20 mil estudantes para o ensino superior, uma vez que apenas um em cada três jovens nível de ensino frequentado por um em cada três jovens de 20 anos.

 

Nas jornadas parlamentares do Partido Socialista em Ponta Delgada, Açores, Manuel Heitor declarou que “Portugal não tem instituições a mais, tem estudantes a menos. É verdade que nos últimos 20 anos crescemos muito, mas ainda só temos cerca de um em cada três jovens de 20 anos no ensino superior”.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior declarou que o executivo liderado por António Costa está a “promover o ensino politécnico de uma forma que possa, efetivamente, alargar a base social do ensino superior”.

O principal intuito é, “no prazo desta legislatura, atrair mais 20 mil jovens para o ensino superior” e, dessa forma, consagrando, “também, as formações curtas de âmbito superior, à semelhança do que muitas outras zonas na Europa já o tinham feito”.

Questionado pelos jornalistas de que forma o Governo vai alcançar aquela meta, Manuel Heitor salientou que o principal “desafio é garantir que todos aqueles miúdos e jovens que aos 15 anos optam pelo ensino profissional podem também vir a seguir uma via do ensino superior”.

“Nós hoje temos muitos jovens que abandonam os estudos após o ensino profissional”, declarou, considerando que é aqui que se tem de “tentar atrair e mostrar que estudar vale a pena”.

O ministro acrescentou estar em curso uma decisão do Conselho de Ministros, após uma audição com o Conselho de Reitores e com todos os politécnicos, para garantir que “os cursos técnicos superiores profissionais são diplomas de ensino superior e, assim, também, facilitar a mobilidade social através do ensino superior, sobretudo via os cursos técnicos superiores profissionais”.

Estas jornadas têm como tema “Autonomia, fator de desenvolvimento”.

 

Fonte: Agência Lusa