Governo lança programa de promoção da saúde mental

Ana Isabel Almeida
Editora Inspiring Future
18 outubro 2022

Em articulação com o Programa Nacional para a Saúde Mental e com o Ministério da Saúde, será lançado um programa de promoção da saúde mental nos estudantes do ensino superior. Esta medida advém do “impacto da pandemia COVID-19 na população mais jovem e sendo hoje reconhecido por vários estudos que se torna necessário aprofundar o apoio à saúde mental dos estudantes deste nível de ensino”.

 

Este programa irá apoiar universidades e politécnicos na consolidação de mecanismos de “apoio psicológico aos estudantes”, além de contribuir para a concretização de “estratégias de intervenção” prévia e atempadamente definidas, atuando de igual modo como uma “abordagem preventiva” a este fenómeno. No fundo, espera-se uma melhoria ao nível da integração dos alunos e do seu desempenho académico.

 

Além disto, será lançado um programa de promoção de sucesso e redução de abandono escolar, cujo objetivo é privilegiar os novos estudantes e fortalecer as iniciativas que já estão a decorrer em várias Instituições de Ensino Superior. Ainda, com o projeto “Graduate Tracking Portugal” – inserido no projeto “Eurograduate Tracking 2022”, serão desenvolvidas e implementadas iniciativas no sentido de melhorar os “mecanismos de monitorização de empregabilidade existentes”. Este irá permitir “a obtenção de uma base de dados comparável a nível europeu, medir a competitividade dos países em termos de empregabilidade dos seus diplomados e apoiar as Instituições nas suas decisões de estruturação formativa”.