Fica a conhecer a autarca mais jovem do país

Admin Inspiring Future
8 abril 2015

Sofia Pais tem 16 anos, frequenta o 11.º ano do curso Científico-Humanístico de Economia na secundária de Santa Maria da Feira, e foi eleita a mais jovem autarca do país no projecto Jovem Autarca, criado pela câmara local para promover a participação dos feirenses mais novos nas políticas de juventude e envolvê-los nos processos de decisão.

Hoje, quarta-feira, Sofia tem a primeira reunião de trabalho no salão nobre do edifício camarário às três da tarde. As boas-vindas serão dadas pelo próprio presidente da autarquia, Emídio Sousa.

Sofia tem um mandato de um ano e um orçamento de dez mil euros para gerir. “É muito pouco, mas estamos cá para arranjar soluções e iremos pedir patrocínios às empresas”, adiantou. A aluna de 16 anos quer seguir Economia quando acabar o secundário e, por isso, faz contas para tentar esticar a verba que sairá do erário público.

Em relação a projectos, a autarca tem várias ideias na cabeça. “Queremos criar bolsas de estudo para os bons alunos e para os mais carenciados. No Verão, podemos criar um projecto com voluntários durante duas semanas para, por exemplo, pintar paredes e limpar algumas zonas”, revela. Criar concursos de talentos também é uma possibilidade, mas Sofia quer, em primeiro lugar, escutar os companheiros desta jornada. “Vou ouvir os meus colegas, temos de analisar vários assuntos e ver quais as propostas que são viáveis”, diz. A seu lado tem Tiago Belinha de 15 anos, como primeiro vereador e com poderes de representação, e Rafaela Silva de 14 anos, como segunda vereadora e terceira mais votada na eleição que registou uma participação de 57,2% – dos 6726 alunos eleitores, votaram 3682 em nove escolas básicas de 2.º e 3.º ciclos e secundárias do concelho.

Sofia Pais ganhou a eleição na estreia do Jovem Autarca com 424 votos. Tomou posse na sexta-feira, antes da reunião da assembleia municipal, e avisou que este seria apenas “o início de um grande desafio”. “Somos capazes. Vamos fazer da Feira o melhor concelho do mundo”, avisou. A jovem autarca assume a ambição. “Sei que é uma grande responsabilidade. Sou apaixonada pela Feira, tenho muita força de vontade, e quero que o concelho seja, de facto, o melhor do mundo”.

Na tomada de posse, Sofia recebeu um testemunho onde irá registar a sua experiência de um ano como autarca e que será entregue ao próximo jovem que vencer as eleições na segunda edição do projecto, que segue os mesmos procedimentos das eleições autárquicas ou legislativas. Os alunos têm de apresentar a sua candidatura, elaborar o manifesto eleitoral, fazer campanha, distribuir propaganda, participar em debates.
No ano de estreia, o Jovem Autarca atingiu o número máximo de candidatos, ou seja, 21 alunos, 12 raparigas e nove rapazes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos.

O presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa, realça a participação dos alunos do secundário. “É uma fornada extraordinária de feirenses. Fiquei surpreendido com a capacidade e a qualidade dos nossos jovens”, referiu no dia da tomada de posse. “Hoje está muito na moda dizer mal dos políticos, confunde-se a árvore com a floresta. A actividade política é uma actividade nobre e os jovens não devem ter medo de se meterem na política”, acrescentou.