Este ano, as provas do 9.º vão ter nota!

Ana Isabel Almeida
Editora Inspiring Future
6 abril 2022

Já se sabe que as provas de Matemática e Português para alunos do 9.º vão ser retomadas, depois de terem sido suspensas nos últimos dois anos (2020 e 2021) por conta da pandemia. Embora estas provas não contem para a aprovação das disciplinas, serão classificadas com uma nota. Como estava previsto, este ano, as mesmas deixam de ter perguntas de opção – à semelhança dos exames nacionais do Ensino Secundário.

 

Na retificação publicada pela entidade responsável pela elaboração dos exames e provas nacionais, o Instituto de Avaliação Educativa – IAVE, pode ler-se “a classificação final será a que resultar da soma dos pontos obtidos nas respostas à totalidade dos itens”. Isto significa que, as provas não terão qualquer peso na nota final mas ainda assim vão ser classificadas com um valor quantitativo (em percentagem). De notar que, antes das provas serem suspensas, estas contam cerca de 30% para a nota final.

 

Uma vez que a intenção do Governo é identificar e analisar as aprendizagens realizadas, o IAVE optou por mudar o modelo que estava previsto. Inicialmente, iria ser aplicado ao 9.º ano o modelo adotado para os exames nacionais do Ensino Secundário, desde 2020, com um grupo de questões opcionais em que somente as melhores respostas contam para a classificação.

Em resposta ao Jornal de Notícias (JN), o IAVE justifica “as provas finais do 9.º ano, no presente ano letivo, têm somente a função de diagnóstico das aprendizagens dos alunos, pois não contabilizam para a aprovação dos alunos nas disciplinas e no ciclo de estudos. Pelo facto de as provas finais terem uma função de diagnóstico, o IAVE optou por alterar o modelo inicialmente previsto (com itens “opcionais”), determinando que todos os itens concorrem para a classificação final da prova”.

 

Nas provas de aferição do 2.º, 5.º e 8.º anos, por exemplo, são produzidos relatórios sobre o desempenho dos alunos para cada agrupamento através dos Relatórios de Escola das Provas de Aferição (REPA) mas não relatórios individuais por aluno (Relatórios Individuais das Provas de Aferição – RIPA) – algo iremos ver a ser igualmente aplicado este ano para os alunos do 9.º.

 

No calendário já constam as seguintes marcações, para 1.ª fase: no dia 17 de junho, a prova de Português Língua Não Materna; a 21 de junho, a prova de Matemática; e no dia 23 de junho, a prova de Português – sendo que, as pautas da desta fase serão afixadas a 11 de julho.

Já na 2.ª fase, importa saber que: a prova de Matemática decorre a 20 de julho; e a prova de Português no dia 22 de julho – estas notas serão divulgadas a 5 de agosto.

 

Resta notar que, este ano letivo, serão retomadas as provas de aferição (2.º, 5.º e 8.º anos) e os exames nacionais do Ensino Secundário voltam a contar apenas para o acesso ao Ensino Superior e não para a conclusão do ciclo.