Ensino Superior: Corte de vagas em Lisboa e no Porto em vigor no próximo ano letivo

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
15 maio 2018

O Governo vai mesmo avançar com a medida de redução do número de vagas no Ensino Superior em 5% para as cidades de Lisboa e Porto. Em fevereiro já tínhamos dado conta desta pretensão do executivo, que hoje se confirmou. 

"São nove as instituições que terão de reduzir vagas com efeitos já no próximo concurso nacional de acesso, que deverá arrancar a 18 de Julho: Universidade de Lisboa; Universidade Nova de Lisboa; ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa; Instituto Politécnico de Lisboa; Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto, bem como Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e as escolas superiores de Enfermagem de Lisboa e do Porto", pode ler-se no jornal Público, que reiterou o avanço da medida.

Assim sendo, das 22 mil vagas que estas instituições disponibilizavam, 1100 deixaram de existir. Em sentido inverso, "as restantes universidades do país podem aumentar em 5% os lugares disponíveis, preferencialmente em cursos nas áreas das ciências da vida, física, matemática, informática e engenharias", conta ainda o mesmo jornal.

Porém, nem todos os cursos e/ou instituições são afetados. Exemplo disso é a Escola Náutica Infante D. Henrique, que pela sua especificidade não vê ser reduzido o número de vagas. Do lado dos cursos, Medicina e os de Física e Tecnologia Nuclear também não entram nesta nova medida por serem "apontados como prioritários pelo Governo."