Ensino Superior Aumenta Vagas Para 2021!

Admin Inspiring Future
31 julho 2021

Falta menos de uma semana para a abertura das candidaturas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior. Entre dia 6 e 20 de agosto, já vais poder submeter a tua candidatura correspondente à primeira fase, no portal da Direção-Geral do Ensino Superior.

E, por isso, durante o dia de ontem foram divulgados dados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que mostram um aumento de dois por cento em comparação com o número de vagas iniciais disponibilizadas no ano anterior. Assim, o ano letivo 2021-2022 conta com um total de 52 963 vagas à esperem de serem ocupadas por novos alunos. Segundo a mesma fonte, o total de vagas de Medicina também cresceu: de 1517 em 2019 para 1529 vagas em 2021.

As vagas fixadas mostram algumas evoluções, tais como: um aumento em 3% no número de vagas em ciclos de estudos com formação em competências digitais face às vagas iniciais do ano anterior (8642 vagas); e o número de vagas disponibilizadas nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica cresce 2% quando comparado com as vagas iniciais do ano letivo anterior, enquanto o número de vagas nas restantes regiões cresce 1,4%.

O Ministério deixa ainda uma última nota sobre este assunto: “Relembra-se que o facto de se ter verificado em 2020, o maior número de candidatos ao concurso nacional de acesso desde 1996, aumentando estes 22% face ao ano precedente, foi concretizado um reforço excecional das vagas iniciais disponibilizadas no regime geral de acesso por via da transferência das vagas fixadas e não ocupadas nos concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior.” Fica também claro que poderão vir a ser transferidas vagas dos concursos especiais para o concurso nacional de acesso.

Ao longo dos próximos dias, a equipa Inspiring Future, vai atualizar o site para que possas pesquisar os cursos já com as vagas atualizadas! Fica atent@! E não te esqueças que no primeiro dia de candidatura, 6 de agosto, tens encontro marcado connosco nas redes sociais a partir das 11h.