Educação Física pode voltar a entrar na média de acesso ao Ensino Superior

Admin Inspiring Future
24 outubro 2016

Já há mais razões para te aplicares em Educação Física e não te esqueceres do saco em casa ou inventares uma desculpa para não fazeres aula: a nota obtida na disciplina de Educação Física dos alunos do 12.º ano pode voltar a entrar nas contas da média para o acesso ao Ensino Superior. Contudo, a medida só se aplica aos alunos que iniciem o secundário no próximo ano letivo.

É já a partir do próximo ano letivo, 2017/2018, que a nota de Educação Física pode voltar a entrar na média, depois de ter sido retirada em 2012, pelo então ministro da educação Nuno Crato. O anuncio foi feito pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa, no “Simpósio Aprender no Século XXI – Mais Exercício, Maior Sucesso, Melhor Futuro.”

A medida entra na lógica de um desenvolvimento desportivo desde o ensino primário, que também deverá sofrer alterações. Entre as principais mudanças, está a estudar-se a criação de um programa uniforme e consolidado para o primeiro ciclo; o objetivo é um crescimento contínuo e transversal de mãos dadas com o desporto.

Os alunos que estejam no 11.º ano atualmente não terão a nota de Educação Física como uma das disciplinas a contar para a média de acesso ao Ensino Superior. No entanto, prevê-se que a medida venha a ser alargada a todos os anos do secundário progressivamente.