CIM Alto Minho dinamiza concurso “Desenhar a Moeda” sobre “O Conhecimento”

Ana Isabel Almeida
Editora Inspiring Future
28 novembro 2022

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) assinaram, na semana passada, um protocolo de colaboração com o objetivo de realizar um concurso escolar “Desenhar a Moeda” no Alto Minho, no ano letivo de 2022/23. “O Conhecimento” foi o tema escolhido para a 4ª edição desta iniciativa que, pela primeira, é dinamizada à escola de uma comunidade intermunicipal e tu já te podes candidatar!

 

Qual é o objetivo deste concurso?

Este concurso tem como objetivo sensibilizar o “universo escolar para riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda, valorizando-a como instrumento pedagógico e veículo de transmissão de valores e conhecimentos entre gerações”. Além disto, pretende estimular a criação artística e numismática.

 

Quem é pode participar neste concurso?

Este concurso é destinado à participação coletiva ou individual de todas as crianças e jovens estudantes dos estabelecimentos educativos do 2º e 3º ciclos do ensino básico dos dez concelhos do Alto Minho.

 

Quando terminam as candidaturas?

As escolas que pretendem participar devem comunicar essa intenção à CIM Alto Minho até ao dia 30 de dezembro de 2022, preenchendo um formulário de manifestação de interesse, e entregar as candidaturas até ao final de março de 2023.

 

Quais são os prémios?

Tratam-se de prémios pecuniários que serão atribuídos às melhores propostas sob a forma de cartão pré-pago, que pode ser deduzido, por inteiro ou faseado, em compras em entidades comerciais a divulgar.

 

Quando será lançada a moeda vencedora?

A moeda vencedora será lançada em 2024 no âmbito do Plano Numismático da INCM para esse ano, a aprovar pelo Governo.

 

Atreve-te e desafia-te a desenhar uma moeda de coleção comemorativa, utilizando técnicas manuais ou digitais. Podes consultar o regulamento do concurso, a manifestação de interesse e outras informações aqui.