Atenção malta dos Projetos-Piloto! Cuidado que a tua Ficha ENES pode não estar correta!

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
14 agosto 2020

Antes de mais, é possível que tenhas vindo aqui ao engano, para garantir que estamos todos na mesma página, é importante que saibas o que são os Projetos-Piloto. Basicamente são escolas que estão a testar novos modelos de ensino ou a testar a integração de novas disciplinas no currículo do secundário.

 

Que novos modelos ou disciplinas?

Por exemplo, a integração de disciplinas como Cidadania.

 

Acontece que se a tua escola adotou esta questão tu tens algumas nuances no teu cálculo da média de secundário, nomeadamente:

  • A nota de Cidadania é contabilizada para o cálculo;
  • A nota de Educação Física também é contabilizada para o cálculo.

 

O que é que está a acontecer com as Fichas ENES?

Tivemos a informação de alguns pais e alunos de que no portal disponibilizado para cálculo da média e para a disponibilização da Ficha ENES, nem sempre as coisas estão a correr bem.

Algumas Fichas ENES não estão a contabilizar a nota de Cidadania, ainda que tudo o resto esteja correto e que te seja possível fazer a candidatura normalmente e sem erros.

 

O que é que isto significa?

Significa que se a escola atualizar a Ficha ENES e não te avisar, podes estar a ver uma nota de candidatura e a seguir uma estratégia inicial que não vai corresponder às tuas notas reais!

 

O que é que deves fazer para garantir que está tudo bem?

Fazer o cálculo da média manualmente para veres se está a bater com a Ficha ENES e falar com a tua escola para corrigir quaisquer erros que encontres!