Atenção! A malta do secundário vai ser testada e já começou hoje!

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
20 janeiro 2021

Com o agravar da pandemia, também há agravamento do controlo e das respetivas medidas de segurança. É nessa lógica que a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) vêm agora decretar a testagem das comunidades escolares.

 

Em que escolas vai haver testagem?

Em todas as escolas públicas ou privadas com ensino secundário que estejam inseridas em concelhos de risco extremamente elevado.

Aquando da criação deste artigo, existiam 155 concelhos dos 308, nesta situação. Podes verificar se o teu concelho pertence a esta realidade através do site do Governo para o efeito.

 

Que tipo de testes são?

São testes rápidos, ou seja, testes de antigénio (TRAg). Se não sabes o que são, podes saber mais sobre como estes testes funcionam através do site do SNS-24.

 

Quando é que começa e o que é que tens de fazer?

Os testes arrancaram hoje, dia 20 de janeiro, a nível nacional e serão articulados entre a DGS e a DGEstE. Esta forma de prevenção e controlo da pandemia será aplicada a todos os elementos da comunidade escolar seguindo os critérios de prioridade definidos pela DGS.

Para isto poder acontecer, os diretores de cada escola têm de garantir algumas coisas, nomeadamente:

·        Que o documento de consentimento informado dos alunos esteja preenchido;

·        Que o documento de consentimento informado dos professores e não docentes, esteja preenchido também;

·        Fornecer dados para a realização de inquéritos epidemiológicos;

·        E garantir as condições logísticas dentro da escola.

Podes ver todas as informações no documento oficial da DGEstE.

 

Se precisares de mais informação para sobre este assunto e outros, podes sempre verificar o site do Governo Português na área da Educação.