Associações de estudantes de todo o país criam movimento de Greve às inscrições nos exames nacionais

Eduardo Filho
Presidente da Associação Inspirar o Futuro
24 março 2021

#EUMELHORO SE TIVER OPORTUNIDADE

No dia em que começam as inscrições para os exames nacionais do ensino secundário, que decorrerão até 15 de abril, dezenas de Associações de Estudantes do Ensino Secundário juntaram-se para a criação de um manifesto, intitulado #EuMelhoro, com o intuito de iniciar uma greve às inscrições nos exames.

Esta posição, defendida por Associações de Estudantes de todos os cantos de Portugal, vem no seguimento da decisão do Governo em renovar as medidas excecionais e temporárias, de resposta à COVID-19, na área da educação – que voltam a remeter os Exames Nacionais apenas para fins de Acesso ao Ensino Superior, impossibilitando a realização de melhorias às notas do ensino secundário.

A revolta destes estudantes está a ser sentida, visto que é o segundo ano consecutivo em que estas medidas deixam as suas expectativas e esforço fora das pautas, principalmente quando no ano passado foram realizadas várias iniciativas, incluindo uma petição pública com milhares de assinaturas, mas nem o Governo, nem a Assembleia da República ouviram os seus apelos.

A greve às inscrições nos exames nacionais será feita de forma online, evitando qualquer manifestação presencial que possa comprometer as regras de saúde pública, necessárias neste período de pandemia, num ano em que o Júri Nacional de Exames lança uma nova plataforma digital para a realização destas inscrições.

Sobre o mote #EuMelhoro, este movimento é lançado hoje, dia 24 de março, e ficará em vigor até ao dia 11 de abril, sendo considerado o último recurso disponível, uma vez que todos os outros meios democráticos não resultaram. 

 

Se quiseres participar de forma individual ou enquanto Associação de Estudantes, basta preencheres o formulário de apoio ao movimento #EuMelhoro.  

 

Esta iniciativa surge no seguimento de vários projetos parlamentares que estão para discussão, com prostas do PAN, CDS e IL, podendo ir a tempo de reverter as decisões do Governo para este ano letivo. 

 

SOBRE AS MELHORIAS

As melhorias das notas internas são o único meio de alterar a classificação final das disciplinas do Ensino Secundário presentes no currículo do aluno.

A manutenção destas regras por mais um ano letivo, vem novamente impedir os alunos de realizar os exames nacionais para efeitos de melhoria da classificação interna, essencial para a obtenção de uma classificação que esteja alinhada com as expectativas e ambições dos alunos na frequência de um determinado curso do Ensino Superior. 

O facto desta decisão ser novamente tomada e comunicada a poucos meses antes da conclusão do ensino secundário, deixa novamente os alunos defraudados nos esforços feitos pelos próprios e pelas suas famílias, num ano que se considera que há possibilidades de regressar progressivamente à normalidade no que se refere aos exames nacionais e as suas classificações.