“Alunos do profissional já não têm de fazer exames?” Não é bem assim…

Admin Inspiring Future
2 maio 2020

Se estás perdido nestas novas notícias sobre o Concurso e os exames para os alunos do Ensino Profissional que vão para o Ensino Superior, o que te podemos dizer é que a resposta à pergunta “Os alunos do Ensino Profissional já não têm de fazer exames?” depende muito do ponto de vista. E agora a tua cabeça parece o emoji do WhatsApp a explodir…

Ora bem, se leres até ao fim e com atenção, vais descobrir tudo!

 

Em primeiro lugar, se és aluno do Ensino Científico-Humanístico podes respirar fundo e ficar descansado, as vagas do concurso nacional não vão diminuir e ninguém vai diminuir as tuas possibilidades de entrada no curso que queres!

Em segundo lugar, se és do aluno dos seguintes cursos, estas são muito boas notícias para ti:

  • cursos profissionais;
  • cursos de aprendizagem;
  • cursos educação e formação para jovens;
  • cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal;
  • cursos artísticos especializados de dupla certificação do ensino secundário;
  • cursos artísticos especializados da área da música;
  • Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores.

 

Parabéns, vais ter um novo concurso especial! Esta nova via de Acesso ao Ensino Superior permitir-te-á – candidatar-te este ano através desta hipótese, para o ano letivo 2020/2021 - entrar em qualquer licenciatura ou mestrado integrado, desde que as Instituições de Ensino Superior decidam disponibilizar vagas através desta via.

 

Este novo concurso dependerá de 3 coisas, ou seja, serás avaliado segundo estas 3 vertentes:

  1. a classificação final do curso,
  2. a classificação das provas finais dos respetivos cursos.
  3. a classificação das provas de avaliação de conhecimentos e competências exigidas pela Instituição de Ensino Superior a que se candidatam, que podem ser organizadas a nível local, regional ou nacional.

 

Portanto, é verdade que os alunos destes cursos não necessitam de realizar os Exames Nacionais, nem da 1ª fase, nem da 2ª fase, como até agora é exigido, mas na prática, terão de prestar provas realizadas pelas Instituições de Ensino Superior.

 

Agora talvez estejas a pensar, “Mas… Tudo isto depende das Instituição de Ensino Superior?”. Não estás a pensar mal, é isso mesmo.

Este concurso especial, ainda que a candidatura ao Ensino Superior Público seja feita através do site da Direção Geral de Ensino Superior, dependerá maioritariamente das instituições, uma vez que a adesão a este novo Decreto-Lei é opcional.

 

Isto significa que esta nova possibilidade poderá não existir para todos os cursos, mas ainda assim, a criação desta nova via, permite que os alunos do Ensino Profissional possam continuar a candidatar-se através do concurso nacional realizando exames nacionais.

Se queres saber mais informação sobre este assunto, aconselhamos-te a ler os esclarecimentos da Direção Geral de Ensino Superior sobre o Concurso Especial de Acesso para os Cursos Profissionais.

 

RESUMINDO… OS PONTOS-CHAVE SÃO:

  • Se és dos cursos que dissemos acima, não vais ter de fazer Exames Nacionais, mas vais ter de fazer exames na mesma. Exames criados pelas Instituições de Ensino Superior;
  • São novas vagas, pelo que, nenhum aluno que utilize os outros concursos sairá prejudicado;
  • Não se sabe quais instituições vão abrir este concurso, nem para que cursos, nem quantas vagas vão disponibilizar;
  • É opcional, podes candidatar-te ao pelo Concurso Nacional de Acesso na mesma;

 

ALGUNS CONSELHOS:

  1. Inscreve-te nos Exames Nacionais ainda assim! Não sabemos como é que vão ser estas novas provas, e mais vale realizares a candidatura simultaneamente através do concurso nacional. Mais vale prevenir do que remediar!
  2. Envia todas as dúvidas que tenhas para nós através do e-mail duvidas@inspiringfuture.pt
  3. Está atento às próximas notícias e artigos que vamos publicar para saber mais informações sobre este assunto.
 
 

 

 

 

FONTE: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior