All4Integrity, está de volta com a 2ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção!

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
8 julho 2022

A associação All4Integrity voltou para uma 2ª Edição do programa RedEscolas AntiCorrupção.

À semelhança do que aconteceu na 1ª edição, o programa,  interdisciplinar e flexível, tem como principal âncora o tema da Corrupção e tem como principais destinatários os alunos entre o 9º e o 12º ano. O programa RedEscolas mantém, assim, o assim, o seu propósito de promover o sentido de espaço público e bem comum, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal. 

O pressuposto base de trabalho é o de que quanto mais consistente for a formação do público escolar relativamente às diversas questões em torno da corrupção (lobbying, conflito de interesses, tráfego de influências, suborno, etc.), dos comportamentos e valores associados, maior será a sua mobilização e exigência face ao combate da principal causa do atraso no desenvolvimento e da prevalência de desigualdade económica e social em Portugal.

Na 1ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, que culminou com uma cerimónia final, no passado dia 6 de junho, onde marcaram presença inúmeras figuras da nossa praça, como Joana Marques Vidal e a deputada Carla Castro – contou com a adesão de 17 escolas de norte a sul do país, incluindo ilhas e Macau. Todos os trabalhos desenvolvidos pelas Escolas revelaram criatividade, flexibilidade e a capacidade de tratar o tema da "cultura de integridade" de forma interdisciplinar.

A 2.ª edição - que mantém o lema "Escolas que nos inspiram uma cultura de integridade" - será apresentada, a nível nacional, hoje, dia 8 de julho. 

De forma resumida (pode encontrar mais informação no nosso plano de ação em anexo), o programa está dividido em três fases:

  • Missão #1 "Conhecer para Agir" - Divulgação pelos professores (e alunos) responsáveis do programa junto da comunidade educativa, em reuniões de conselho pedagógico, diretivo, de escola, reuniões de diretores de turma;
  • Missão #2 "D'Olho na Corrupção" - Trabalhar, em sala de aula os principais conceitos, cenários e atores do tema da corrupção, consciencializando os alunos para as consequências e números do fenómeno, bem como para as medidas de transparência e de integridade já em curso a nível nacional e internacional;
  • Missão #3 "Cidadão em Ação" - Promover condições que permitam aos alunos ter um contacto mais estreito com pessoas e instituições e daí desenvolverem práticas de cidadania individual e coletiva. Incentivar contactos com o poder local e central, através de entrevistas, visitas, vídeos, etc., tratando o tema da (anti)corrupção e dos planos de transparência na prática.

Seja professores, alunos ou diretores de escola, todas as informações (plano de ação e regulamento) estão disponíveis no site da associação.