Ainda se aprende com os livros?

Catarina Soares
Redatora com Futuro
12 maio 2021

O conhecimento a que temos acesso nas escolas e nas universidades, está alojado nas grandes fontes de informação dos maiores autores de sempre, os livros. Ora, apesar do valor destas ferramentas, os jovens leem cada vez menos.

Segundo um estudo do Plano Nacional de Leitura e do ISCTE, mostra que dos alunos portugueses inquiridos, 7 468, do 3º ciclo e ensino secundário, 21,8% disse não ter lido nenhum livro por prazer durante os últimos 12 meses antecedentes ao inquérito, em 2019. Esta percentagem contrasta com a correspondente ao ano de 2007 correspondente a 11,9%. Segundo o investigador João Trocado da Mata, este aumento pode resultar do facto da escola ter passado a ser obrigatória, criando uma heterogeneidade no ensino.

Conclui-se também que à medida que a idade avança, lê-se menos e que quanto mais forte é a relação da família com a leitura, mais livros leem os estudantes. Para além disso, os alunos que mais requisitam livros na biblioteca escolar, são aqueles que mais têm livros em casa.

À primeira vista, ler um livro pode parecer uma atividade aborrecida e demorada, mas acredita que muitas vezes o problema está antes na escolha de um tema que te interesse realmente. O avanço tecnológico tem contribuído para esta área e, hoje, podes ter acesso a milhões de livros online à distância de um clique, os chamados E-Books – até costumam ser mais baratos.

 

Se pertences ao grupo de pessoas que lê pouco ou que não gosta muito de ler, temos artigos que te podem ajudar com isso:


- 5 Dicas infalíveis para te ajudar a ler mais;

- Os 5 livros que devias ler durante o Ensino Superior;

- Como ler um livro inteiro numa semana, independentemente do tamanho;

- As 3 técnicas de outro mundo para te ajudar a ler mais livros.