A língua estrangeira será mesmo um bicho de sete cabeças para os estudantes?

Catarina Soares
Redatora com Futuro
6 abril 2021

Facilmente, a memória consegue remeter-nos para as aulas de língua estrangeira desde o início da vida. Tem convivido connosco ao longo dos anos, mas saberemos efetivamente vocabulário e conjugações verbais suficientes para chegarmos ao mercado de trabalho e comunicarmos eficientemente? É o que iremos analisar neste artigo.

Como avança o Executive Digest do SAPO, o Eurostat, Gabinete de Estatísticas da União Europeia, colocou Portugal como o segundo país da EU com um menor número de alunos a aprenderem línguas estrangeiras. A partir do relatório, é possível concluir que a percentagem de alunos do ensino secundário que sabem falar duas ou mais línguas estrangeiras corresponde apenas a 6% no contexto nacional, o que fica muito aquém dos 48% da média da União Europeia.

Adicionalmente, as línguas mais aprendidas pelos alunos portugueses do ensino secundário correspondem ao inglês, espanhol e francês, com percentagens respetivamente de 68,8%, 6,1% e 5,1%. Desta forma, não são notícias animadoras para Portugal, mas será possível sobreviver ao ensino secundário e, posteriormente ao ensino superior, sem dominar a língua inglesa, por exemplo? Possível é, mas quanto mais sabes e mais versatilidade apresentas, mais possibilidades e oportunidades podes vir a ter no futuro.

O conhecimento de algumas das principais línguas faladas um pouco por todo o mundo torna-se importante para termos oportunidade de trabalhar em empresas com uma grande diversidade cultural. Para além disso, permite-nos abrir horizontes e mandar aquela pinta de falar várias línguas ou ver séries/filmes sem legendas. Por isso, com os nossos artigos, podes descobrir como melhorar as tuas skills de inglês.

Não te esqueças que quanto mais treinares uma língua, mas estás confortável com ela. Boa sorte!