Ainda faltam entregar 30% dos computadores aos alun@s

Ana Isabel Almeida
Editora Inspiring Future
29 novembro 2022

No início deste ano letivo (2022/23), o Governo já tinha comprado a totalidade dos equipamentos para distribuir pelos estudantes – cerca de um milhão, no âmbito da Escola Digital.

 

Esta terça-feira, o ministro da Educação João Costa, disse que cerca de 70% dos computadores pagos através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já foram entregues. No entanto, entre os restantes 30%, há equipamentos devolvidos por parte de alunos que mudaram de escola e/ou ciclo.

 

No entanto, um relatório do Tribunal de Contas (divulgado em julho), revelava que um em cada três computadores entregues nas escolas continuava guardado nos estabelecimentos de ensino. Questionado sobre esta questão, João Costa esclarece que nesse número incluem-se equipamentos que foram, entretanto, “devolvidos por alunos que mudaram de escola ou de ciclo de estudo”. O próprio sublinha que “isso implica a devolução do computador para haver entrega a novos alunos” e que se trata de um “processo que está em curso”.

 

O ministro acrescenta que há mais famílias à procura dos equipamentos, sobretudo devido à generalização das provas de aferição em formato eletrónico. No ano letivo passado (2021/22), apenas algumas escolas testaram este formato, no entanto, a partir deste ano, o mesmo será alargado a todas as escolas (no caso das provas de aferição) e alguns estabelecimentos de ensino (no caso das provas de 9º ano). Por outro lado, João Costa refere que “as famílias não devem ter receio, porque os computadores têm garantia e têm processos de reparação”.