BROCHURAS

CONTACTOS

MORADA

Av. D. João II, Lote 4.69.01
1990-096 LISBOA

TELEFONE

218980400

E-MAIL GERAL

Instituto Politécnico de Lisboa

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Com mais de 30 anos de história, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), integrada no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), oferece diversos cursos de licenciatura e mestrado na área das ciências da saúde.

Na ESTeSL os estudantes dispõem de instalações modernas, com laboratórios devidamente equipados para o ensino clínico. Os mestrados e cursos de formação permitem uma atualização constante de conhecimentos, que reforça as competências científicas e de especialização dos licenciados em diferentes áreas da saúde.

A exigência científica e pedagógica da ESTeSL é sustentada por um corpo docente dinâmico e qualificado e garantida por um sistema de avaliação de qualidade. O reconhecimento de formação de excelência por parte dos parceiros nacionais e internacionais implica um desafio constante: continuar a apostar na exigência científica dos nossos cursos, permitindo no entanto que os estudantes tenham contacto com a prática e ambiente profissional desde o início do curso, o que se traduz numa grande variedade de estágios em empresas, hospitais, clínicas, laboratórios, centros de saúde e indústria.

Os profissionais de saúde formados na ESTeSL são uma referência para o mercado de trabalho e isso reflete-se na alta empregabilidade dos recém-licenciados.

2020
ÚLT. COLOCADO
1ª FASE 151.2 2ª FASE 156.3
2021
ÚLT. COLOCADO
1ª FASE 159.5 2ª FASE 161.0
2022
ÚLT. COLOCADO
1ª FASE 154.4 2ª FASE 150.0
PESO
MÉDIA SECUNDÁRIO

65%
PESO
PROVA INGRESSO

35%
NOTA MÍNIMA
PROVA INGRESSO

95
NOTA MÍNIMA
CANDIDATURA

95
VAGAS
OCUPADAS
TOTAL: 48
OCUPADAS: 48

O curso de Licenciatura em Farmácia foi criado para responder à necessidade de formar profissionais capazes de intervir nas diferentes áreas da Farmácia. Este ciclo de estudos tem como objetivos proporcionar formação académica que qualifique para o exercício profissional independente e autónomo, correspondente ao conteúdo funcional da área profissional de Farmácia, segundo a Legislação Portuguesa. As áreas de competência de maior intervenção situam-se ao nível da produção e dispensa de medicamentos e outros produtos de saúde, assegurando a sua gestão e qualidade, prestando aconselhamento a utentes e a profissionais de saúde.

O curso de Licenciatura em Farmácia procura promover a integração e cooperação dos estudantes e recém-licenciados em equipas de trabalho multidisciplinares, enquanto agentes indispensáveis para a melhoria da qualidade e eficácia da prestação de cuidados de saúde, reforçando as suas funções, autonomia e responsabilidades. A convergência de diferentes áreas científicas no plano de estudos, numa abordagem integrada, é fundamental para uma formação sólida e abrangente, contribuindo para o desempenho em áreas de investigação e de intervenção emergentes.

O Técnico de Farmácia* intervém ao nível da produção e distribuição de medicamentos e outros produtos de saúde segundo fórmulas galénicas e prescrição médica ou venda de medicamentos não sujeitos a receita médica. Participa em todo o circuito do medicamento, desde a aquisição/receção até à dispensa ao utente, assegurando a sua gestão e qualidade, prestando aconselhamento a utentes e a profissionais de saúde sobre o uso do medicamento e produtos de saúde.

A racionalização do uso do medicamento, a necessidade de inovação no sistema de prestação dos cuidados de saúde, bem como a exigência das novas tecnologias aplicadas aos sistemas de distribuição e à produção do medicamento, resultam numa elevação da responsabilidade e da participação deste profissional nas equipas de saúde.

A principal área de intervenção do Técnico de Farmácia é a terapêutica, no entanto, este pode também intervir na prevenção e promoção da saúde, na investigação, no ensino e na gestão. Esta última é reforçada, em 2005, quando foi legislada a possibilidade deste profissional ser Responsável Técnico dos Locais de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica.

  • Farmácia hospitalares
  • Farmácias comunitárias
  • Locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica
  • Serviços públicos da Administração Regional e Local de Saúde
  • Indústria Farmacêutica
  • Centros de ensino e de investigação

4º Ano

1º Semestre
  Área Científica ECTS
Estágio em Farmácia III Farmácia 25.00
Seminários em Farmácia Farmácia 5.00
2º Semestre
  Área Científica ECTS
Estágio em Farmácia IV Farmácia 25.00
Investigação em Farmácia Farmácia 5.00
Curso atualizado a 28 março 2023
LEGENDA

As cores refletem o teu grau de confiança para a entrada em cada curso

Tens boa probabilidade de entrar Devias subir a tua média A tua média é inferior à deste curso

Caso vejas um "N/D", é porque esse dado não foi divulgado