Workshops e Seminários Educacionais: Oportunidades para o Desenvolvimento de Soft Skills em Lisboa

21 agosto 2023

Lisboa é uma cidade cada vez mais empreendedora e virada para a criação e desenvolvimento de empresas e start ups. A cultura empresarial de Lisboa está ao rubro e oportunidades não faltam para os empreendedores lisboetas melhorarem a sua performance profissional e a sua qualidade de vida através da melhoria do seu conjunto de competências-chave. Neste artigo, vamos dar a conhecer alguns dos melhores programas de desenvolvimento de soft skills em Lisboa.

Lisboa, ultimamente, e de alguma forma, tem mudado o perfil dos seus habitantes. A cidade tem assistido ao rejuvenescimento da sua população, a um aumento da proporção de população em idade ativa e à criação de uma cultura de empreendedorismo moderno e cosmopolita, muito virada para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e das relações de trabalho.

A chegada a Portugal e à capital de milhares de nómadas digitais e de trabalhadores remotos, que procuram alugar casa em Lisboa através de sites de aluguer para poderem trabalhar, tem acelerado esta tendência e levado à consolidação desta nova faceta da cidade. Estes trabalhadores aportam consigo uma mentalidade diferente no que diz respeito às novas formas de trabalho e ao equilíbrio com a vida pessoal.

 

A Procura por Soft Skills

Competências como a comunicação, a liderança, a flexibilidade, a resiliência, a criatividade, a empatia ou o trabalho em equipa são apenas algumas das soft skills que todos os habitantes de Lisboa, recentes ou mais antigos, procuram desenvolver em todos os planos e em todas as ocasiões da sua vida.


by Drazen_, Canva

A cidade alfacinha passou a ser, nos últimos anos, palco de um novo mercado de workshops, seminários e formações educacionais ligados ao desenvolvimento de soft skills e à sua aplicação em diferentes contextos. Estes eventos são cada vez mais participados e fazem furor sobretudo entre a população lisboeta mais jovem, a terminar os seus estudos ou a começar a carreira, autóctone ou estrangeira.

A oportunidades para o desenvolvimento pessoal acumulam-se e são hoje parte integrante do panorama sociocultural da cidade. Neste artigo, vamos conhecer algumas das propostas mais trendy deste segmento e que devem constar na agenda de qualquer lisboeta. 

 

Web Summit

A Web Summit é um daqueles eventos que não pode ser compartimentado numa única categoria. É muito mais do que uma grande feira de tecnologia e uma oportunidade única para estabelecer parcerias, criar sinergias de mercado, ouvir histórias de outros empreendedores e conhecer novas culturas de trabalho.

Neste sentido, e apesar de este não ser o principal foco da Web Summit, esta é, sem dúvida, uma das melhores oportunidades para desenvolver soft skills em Lisboa para fãs de tecnologia ou simples empreendedores. São vários os workshops e seminários da cimeira dedicados ao aperfeiçoamento destas competências-chave.

Todos os novembros, em Lisboa, as oportunidades renovam-se, pelo menos até 2028.

 

Programa Soft Skills FCUL

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, casa de futuros profissionais das mais diversas áreas científicas está, naturalmente, na linha da frente dos programas de desenvolvimento de soft skills em Lisboa.

A faculdade, referência do ensino superior da cidade e do país, criou um extenso programa de workshops, seminários e formações, especificamente dedicados a esta área do conhecimento, naturalmente mais virado para a vertente universitária.

Da lista de soft skills abordadas pelo programa destacam-se o ciclo de palestras de preparação para entrevistas, sobre a ansiedade, mindfulness universitário, elaboração de CV’s e entrevistas de seleção profissional ou mesmo sobre a relação com o próprio.

 

Município de Lisboa

Mesmo as entidades públicas já despertaram para esta problemática e promovem, elas próprias, programas específicos para melhorar o nível de soft skills dos seus cidadãos. A Câmara Municipal de Lisboa, por maioria de razão, assume a dianteira desta tendência e tem várias iniciativas em marcha nesse âmbito.

O Future of Work, o Lisbon Talent Game e o Grow Using Applied Improv: The 5C Workshop são apenas algumas e visam melhorar as competências-chave dos seus participantes. Todos eles são compostos por diversas palestras, conferências, workshops e seminários que promovem uma melhor e mais eficaz utilização destas capacidades.

 

Formações em Soft Skills IASA e XNC

O Institute for Advanced Studies and Awareness e a empresa de consultoria e formação XNC, ambos com provas dadas na matéria, uniram-se para criar um programa avançado de formações de soft skills.

O programa que resulta desta simbiose entre as duas instituições pretende formar cidadãos mais capacitados em todas as suas vertentes humanas e profissionais ao providenciar “novas abordagens e ângulos inovadores” que possibilitem aos participantes “a evolução das suas carreiras e da sua qualidade de vida”.

Além disso, este conjunto de formações IASA e XNC prima por uma abordagem diferente a este tipo de iniciativas. O facto de o IASA ser uma associação sem fins lucrativos fez com que esta parceria apostasse num modelo de custos reduzidos, ao contrário de outros concorrentes, que apostam em modelos mais dispendiosos e exclusivos.