As vantagens de uma Universidade Verde

            Dispor de um pulmão verde no seu parque universitário é hoje um dos grandes anseios de qualquer Universidade. Um anseio que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vê concretizado com o seu eco-campus instalado num Jardim Botânico que é considerado um dos maiores da Europa, onde podem ser observadas espécies vegetais de todos os cantos do mundo, umas vindas de todo o continente europeu, outras de África, Ásia ocidental e oriental (desde a Sibéria até Indonésia), Austrália e Nova Zelândia, América do Norte, do Centro e do Sul.

            Ao optares pela UTAD, contarás, assim, com este oásis de biodiversidade, que te proporcionará condições de ensino e aprendizagem de qualidade ímpar, assegurando-te o ambiente ideal para estudar e investigar. Encontrarás neste campus um laboratório de soluções inovadoras e sustentáveis para a preservação do ambiente.

            Ser hoje uma “Universidade Verde” é uma marca diferenciadora da UTAD. É o futuro conjugado no presente.

            À tua espera terás um amplo conjunto de infraestruturas que satisfaz todos os requisitos de qualidade. As modernas residências universitárias, a biblioteca central e os laboratórios de ensino e investigação, acesso a rede wireless de banda larga, serviços on-line, reprografia, bares, cantina, restaurante, são óptimos exemplos. Encontrarás ainda espaços de pré-incubação, incentivando o empreendedorismo e promovendo as ligações ao mundo empresarial, o que constitui um forte potencial de inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

           Mas também disporás de equipamentos desportivos para dinamização das diversas modalidades desportivas. E podes ainda participar nas atividades culturais, tais como teatro, cinema, rádio, música clássica, música popular, tunas, jogos tradicionais, etc., desenvolvidas quer por grupos autónomos da Academia, quer pelo Teatro Municipal e pelo Conservatório da Fundação Comendador Manuel Correia Botelho.

 

O Ensino na UTAD: cinco Escolas e muitos desafios

            A UTAD é composta por cinco Escolas que apresentam um vasto leque de cursos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento que têm visto a sua qualidade escrutinada e reconhecida pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), pelos colégios das ordens profissionais e por elevados índices de empregabilidade.

         Podes escolher a Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS), que tem como missão fundamental produzir, difundir e aplicar o conhecimento nas áreas das humanidades e das ciências sociais. Os seus docentes desenvolvem trabalho científico nos centros de investigação CETRAD (Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento) e CEL (Centro de Estudos de Letras). Integram também outros centros de investigação nacionais, associados a outras universidades.

         Se optares pela Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA), contarás com uma oferta educativa muito abrangente, que vai desde as ciências ligadas à biologia, bioquímica, genética, alimentação e ambiente, até às ciências do deporto. Os docentes da ECVA desenvolvem trabalho científico em vários centros de investigação: Centro de Química de Vila Real (CQ-VR), Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), juntamente com investigadores de outras escolas e instituições.

            Podes também escolher a Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV), que integra quatro departamentos: Agronomia, Ciências Florestais, Ciências Veterinárias e Zootecnia. Os seus professores desenvolvem investigação no CITAB - Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas e no Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV), ambos ancorados na UTAD, com trabalho científico de grande reconhecimento nacional e internacional.

            À tua disposição tens ainda a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), cuja missão é criar e oferecer conhecimento nas áreas de engenharia, ciência e tecnologia. Os docentes da ECT, para além da atividade académica, desenvolvem uma intensa atividade científica, seja nos centros de investigação ancorados na UTAD, seja com outras universidades.

          Por fim, podes contar também com a Escola Superior de Saúde (ESS), cuja ação se centra no ensino e investigação na área da enfermagem, quer ao nível da licenciatura, quer de mestrados. Através dos seus alunos e docentes, a ESS responde a inúmeras solicitações de natureza comunitária, tendo assim um papel fundamental nos processos de construção de projetos de saúde individuais e coletivos na região.

            Tens aqui toda a informação: https://www.utad.pt/estudar/

 

E agora… mais duas novas licenciaturas

            No ano letivo que vai iniciar, uma nova licenciatura em Design Sustentável e uma outra em Engenharia Física vão reforçar o conjunto de ofertas educativas, ao nível do 1º ciclo de estudos da UTAD.

            O curso de Design Sustentável contempla dois ramos, o de Design de Produto Sustentável e o de Design de Interiores e Ambiente Sustentável. O primeiro permitirá ao aluno uma ligação permanente “aos processos de fabrico industriais, manuais e digitais”. O segundo, constitui um desafio para tornar os ambientes interiores e exteriores “mais atrativos, sustentáveis e inclusivos”.

            Por sua vez, o curso de Engenharia Física tem como objetivo fundamental a qualificação de profissionais em diversos domínios da Física, preparando-os para serem “elementos ativos na inovação científica” nesses domínios e, simultaneamente, dotá-los das “ferramentas tecnológicas necessárias para aplicar o conhecimento adquirido aos diversos domínios da sociedade”.

 

Empresas juntam-se à Universidade e oferecem bolsas de estudo

            Se a tua opção for a área florestal, a UTAD ministra atualmente, em associação com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto a licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal, sendo importante que saibas que poderás candidatar-te a uma das 22 bolsas de estudo disponibilizadas por quatro prestigiadas empresas deste sector: A Altri Florestal, a Corticeira Amorim, a SONAE Arauco e a The Navigator Company. Estas bolsas procuram incentivar a formação especializada na área florestal, em cujo mercado existe uma grande procura de licenciados, e contemplam estudantes que frequentem os cursos nesta área na UTAD/, Universidade do Porto, no Instituto Superior de Agronomia e na Escola Superior Agrária de Coimbra.