Universidade: Palco de erros e experiências

Instituto de Arte, Design e Empresa
9 maio 2019
E se não quiseres arranjar um emprego para toda a vida? E se quiseres fazer várias coisas ao mesmo tempo? E se te disserem que um curso superior é só mais uma ferramenta para poderes fazer mais coisas?

 

 

As indústrias Criativas têm este lema desde sempre. Os criativos sempre trabalharam uma lógica de projeto e não com o objetivo de ocupar um lugar em determinada organização. Os “Criadores do mundo material” são apaixonados e divertem-se com os seus desafios laborais, sendo a existência destes profissionais fortemente condicionada pela sua realização através do mundo que vão projetando.

 

O IADE – Creative University sempre foi, desde a sua abertura em 1969, um laboratório de criatividade, talento e liderança, reconhecido de uma maneira geral por toda a sociedade, cuja metodologia de ensino foi reconhecida como diferencial e assente na Experimentação.

 

Foi esta visão da relação dos estudantes com a comunidade e com o mercado de trabalho que esteve na origem da criação, em 2008, da Agência Escola IADE. Esta constitui um ponto privilegiado de contacto e de partilha entre alunos, professores e parceiros - um território comum à Escola, Mercado e Sociedade Civil –, bem como um espaço onde é admitido o erro e se incentiva à experimentação de vários “projetos” realidades. Importa referir que se, por um lado, a Agência Escola IADE adota uma metodologia processual muito semelhante à de qualquer outra agência profissional, por outro, tirando partido da sua existência no interior de um instituto universitário, permite-se atuar num ambiente experimental, desenvolvendo as suas iniciativas em paralelo com os seus parceiros evitando tornar-se sua concorrente.

É ainda com o objetivo de estreitar a relação com o mundo académico, social e empresarial que a Agência Escola IADE tem vindo a realizar, ao longo dos anos, um conjunto de desafios criativos, assentes em protocolos celebrados com múltiplos parceiros: 48 horas criativas; Semana Criativa e Creative Challenges. Estes envolvem mais de 1500 estudantes das áreas académicas de formação do IADE-U e um conjunto de professores/tutores. Neste âmbito, os estudantes são convidados a responder a briefings reais de uma dada marca ou mesmo da sociedade civil e, tal como numa agência publicitária, elaboraram as suas propostas de comunicação, defendendo-as perante um Júri multifacetado.

 

 

Trata- se de um conjunto de desafios criados para complementar e premiar a formação dos estudantes e que permitem simular contextos reais de trabalho. A Agência Escola IADE desempenha também um importante papel na comunicação de apoio às unidades curriculares de cursos e ciclos de ensino do IADE, potenciando, em articulação com o meio social, projetos de integração, de desenvolvimento e de investigação académica. Estes trabalhos contam para a nota final e integram os portefólios dos alunos, aproximando ainda mais a universidade da comunidade. Importa ainda referir que o âmbito científico em que a Agência Escola IADE se move permite conciliar os estudos comunicacionais em design, marketing, publicidade e fotografia com um desempenho ético e socialmente responsável de marcas e de causas.

O IADE – Creative University acredita que para se conseguir obter uma participação ativa dos cidadãos é preciso investir numa comunicação adequada, capaz de despertar o interesse pelas causas, dotando-as de uma visibilidade positiva sustentável. É nesta ótica que o instituto defende o estabelecimento de protocolos com associações do terceiro setor, seja em tempo de aula ou como atividade extra curricular, de forma a proporcionar aos estudantes as melhores oportunidades para aprender, evoluir e contribuir para a construção de um mundo melhor.