Ciências Farmacêuticas, Inteligência Artificial e Ciência de Dados são apostas da Universidade de Évora que te ajudam a preparar o futuro

A Universidade de Évora apresenta três novas formações em áreas emergentes que vão despertar o teu interesse. Num mundo em que a tecnologia e a saúde vêm ganhando força em todo o mundo, a Universidade de Évora abre já este ano letivo três novos cursos: o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, a Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados e o Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Com um plano de estudos multidisciplinar, inovador, que baseia a aprendizagem na ação e promove a articulação com atividades de investigação, o novo Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas permite o acesso ao exercício profissional Farmacêutico reconhecido pela Ordem dos Farmacêuticos. Se privilegias as atividades em contexto clínico, tecnológico e empresarial não apenas na área das Ciências Farmacêuticas, mas também em áreas emergentes, esta formação na área da saúde é uma excelente opção.

Também as atividades de vigilância em tempo real, ligadas à investigação em contextos de farmacoepidemiologia, farmacovigilância e observatórios nacionais e regionais e a interligação às novas tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente em termos de inteligência artificial e big data, configuram aspetos diferenciadores deste Mestrado Integrado. A Investigação e Desenvolvimento Científico, as análises bromatológicas, clínica, hidrológica, toxicológica ou a aposta na indústria hospitalar, farmacêutica e alimentar são apenas algumas das saídas profissionais que esta nova formação da UÉ permitem.


Inteligência Artificial: Um mundo infinito de possibilidades!

Se a tua preferência é estudar na área da Inteligência Artificial então estás no sítio certo! A Inteligência Artificial permite desenvolver máquinas e robôs com capacidade de desempenhar tarefas associadas à inteligência humana, como o raciocínio, a linguagem natural, a aprendizagem, a procura, a interação e percepção.

Os dois novos cursos (Licenciatura e Mestrado) em Inteligência Artificial e Ciência de Dados abrem vagas já este ano letivo. A criação destes dois cursos garante, não apenas a formação inicial nesta área emergente, através da licenciatura, mas também a especialização, através do curso de Mestrado, ao qual podem candidatar-se licenciados em várias áreas para além da IA e CD:  Informática, Matemática e Estatística, e Economia/Gestão. Ambas as formações são abrangidas por incentivos do Plano de Recuperação e Resiliência.

A Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados é um curso projetado para promover nos estudantes a capacidade para enfrentar os desafios atuais da era digital. Combinando conhecimentos fulcrais da Ciência dos Computadores com uma formação sólida em Matemática / Estatística, os alunos adquirem uma compreensão dos fundamentos da Inteligência Artificial com ênfase na Aprendizagem Automática (Machine Learning), análise de dados, estatística, Big Data e computação de alto desempenho, entre outras. 

O objetivo principal é dotar o licenciado de competências que, com base em ferramentas computacionais, lhe permitam extrair e analisar o conhecimento essencial de um enorme volume de dados (Big Data), estruturados ou não, dando voz sustentada a essa informação, e saber utilizar esse conhecimento de forma eficiente em função dos objetivos traçados, quer no apoio à tomada de decisão, quer na produção de novos produtos e serviços. Pretende-se aliar esta competência à de saber desenvolver ecossistemas de Inteligência Artificial (IA), em particular de Aprendizagem Automática, que permitam analisar esse grande conjunto de dados.

Fica também a conhecer o Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, que vai formar profissionais capazes de dar resposta às necessidades do mercado de trabalho na área com o mais elevado crescimento dentro das Tecnologias da Informação: a Inteligência Artificial e Ciência de Dados.  A formação em Inteligência Artificial e Ciência de Dados responde às atuais exigências para o sucesso dos negócios nas mais diversas áreas, como saúde, comércio, finanças, comunicações, logística e transporte, bem como na investigação, em empresas e laboratórios de investigação. Esta formação capacita os alunos para trabalharem nas mais diversas aplicações tais como o processamento de linguagem natural, o tratamento de imagem, de vídeo e a análise de dados estruturados. 

O objetivo principal com este Mestrado é dotar o mestre de sólidos conhecimentos em inteligência artificial e ciência de dados por forma a ter competências para extrair e analisar a informação de um grande volume de dados (Big Data), dando voz a essa informação, e utilizar esse conhecimento, eficientemente e de forma sustentável, quer no apoio à tomada de decisão, quer na produção de novos produtos e serviços. Pretende-se ainda que consiga desenvolver ecossistemas de Inteligência Artificial, em particular de Aprendizagem Automática, que permitam analisar esses dados.

O acesso ao Mestrado (neste momento com registo em curso na DGES) pode ser feito por estudantes com 4 perfis de formação: Informática, Matemática e Estatística, Economia/Gestão, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, ou equivalente.

Os dados estão lançados, esta é a tua oportunidade de estudar em duas áreas com um potencial de crescimento enorme à escala mundial, numa Universidade que te oferece as condições ideias para o teu crescimento pessoal e académico.