Um por todos, todos por um: Como arrasar em trabalhos de grupo

Redatora com Futuro
9 maio 2019

Trabalhos de grupo. Ouvir estas palavras assusta a grande maioria dos estudantes (à exceção daqueles que se encostam e esperam que alguém faça a sua parte). O trabalho em equipa é uma competência muito valorizada no mercado de trabalho, fundamental no ensino superior e deve ser conquistada desde já! Por isso, aqui tens umas dicas de como conseguir entregar um bom trabalho sem perder cabelos pelo caminho:

Escolhe bem os membros

«Amigos, amigos... Negócios à parte» aplica-se também aos trabalhos de grupo. Se suspeitas de que os teus amigos não vão ser elementos trabalhadores, então põe as emoções de lado e escolhe pessoas que realmente possam tornar o grupo melhor (não te esqueças: para que o trabalho seja mais rico, é importante ser constituído por pessoas com habilidades diferentes).

Planeia

É muito comum, no início do semestre, caíres no erro de pensar «Oh, ainda temos tempo!». E, depois, quando falta uma semaninha para entregar o trabalho e está tudo por fazer só desejavas ter começado mais cedo…

O truque é olhar para o calendário de trás para a frente. Marca a data final. A partir daí, planeia o que é preciso ser feito a cada semana para que tudo esteja pronto nesse momento.

Divide tarefas (mas marca reuniões)

O objetivo de um trabalho de grupo é, atenção com esta informação dramática, que se trabalhe em grupo: isto pode acontecer de várias maneiras. Normalmente, o que se faz é dividir o trabalho em partes e cada um faz a sua.

Uma forma inteligente de o fazer é ir de acordo com as capacidades de cada um, para aproveitar o potencial ao máximo. Contudo, é muito importante - apesar de cada um poder estar direcionado para um assunto – que nunca apresentes um trabalho sem conhecer as partes dos outros, pois isso vai resultar em falta de coerência. Daí ser essencial marcar reuniões (de trabalho em grupo!!): fazer um ponto da situação onde cada um pode partilhar os seus progressos, dificuldades e dar feedback.

Usa formas eficientes de comunicação

Facebook, Whatsapp, Messenger. Quem não tem uns quantos grupos de trabalho nas redes sociais? Isto é útil, sim, já que toda a gente está a par da situação a toda a hora. Por outro lado, são também plataformas cheias de elementos distratores… quantas vezes ias ver um documento que alguém enviou com detalhes sobre o trabalho e acabaste a ver vídeos de gatinhos?

Existem outras soluções para além destas mais conhecidas (e nem sempre mais funcionais). As Drives. Sejas um utilizador da Google ou do Office 365 - e não só - podes guardar os teus ficheiros online e permitir acesso aos outros elementos do teu grupo. Podem ser consultados e editados, atualizando automaticamente, a partir de qualquer dispositivo.

Desta forma, as últimas edições são sempre guardadas e podes evitar situações como não saber se a versão mais recente é «Trabalho Final Último» ou «Trabalho Finalíssimo».