Um-Dó-Li-Tá: Gestão ou Economia? Economia ou Gestão?

22 junho 2022

Escolher o curso que queremos seguir é sem dúvida um momento decisivo na nossa vida. É sinónimo de que já demos um passo em frente, finalizando o ensino secundário, e que estamos com um pé no futuro! Um futuro que nos trará grandes experiências, conhecimento e a oportunidade de impactarmos as pessoas e o mundo!

São comuns as dúvidas que os alunos finalistas do ensino secundário têm no momento de escolher entre economia ou gestão. A isto acresce o risco (meio assustador) de, habitualmente, não poderem voltar atrás, depois de optarem por um destes caminhos. Assim, e porque na Nova SBE conhecemos bem as dúvidas e necessidades dos nossos alunos, oferecemos um programa curricular que é igual no primeiro ano, tanto para os alunos de economia, como de gestão.  Ao fim do primeiro ano, e depois de já conhecerem bem as diferenças, poderão tomar uma decisão informada e consciente e optar, no 2º ano, por um ou outro programa: Economia ou Gestão.

Podemos no entanto, aprender um pouco sobre as diferenças entre um e outro:

“A licenciatura em Economia é uma licenciatura que te irá abrir inúmeras portas, quer para uma carreira no setor público ou na academia, quer em consultoria ou na banca. Um economista é alguém conhecedor do mundo que o rodeia, das realidades de comportamento dos consumidores, empresas e mercados, capaz de olhar para os dados e extrair poderosas recomendações para os decisores públicos. Esta é uma licenciatura que te irá conceder uma vasta base de conhecimentos, que poderás depois complementar com um mestrado na mesma área, ou noutra, como Gestão ou Finanças, concedendo-te uma diversidade curricular altamente valorizada pelo mercado de trabalho.”

Henrique Silva Santos, Teaching Assistant de Introdução à Macroeconomia na Nova SBE

“A licenciatura em Gestão foca-se em dotar os alunos de um conjunto de ferramentas que os permitam entender o funcionamento de cada área operacional de uma empresa, bem como dar conhecimentos base de economia. O mesmo é feito através de um modelo que complementa o conhecimento teórico com aplicações práticas do mundo real que prepara os alunos para enfrentar qualquer desafio profissional das diversas áreas e indústrias, desde energia, a bens de consumo, a banca, ou a consultoria.

Alberto Quinaz, Teaching Assistant de Princípios de Gestão na Nova SBE  

 

Os programas curriculares dos cursos de economia e gestão da Nova SBE assentam ainda na premissa de responderem às necessidades de mercado do futuro, pelo que incluem a área de programação como disciplina obrigatória, dando oportunidade aos alunos de trabalharem esta competência transversal a diferentes áreas profissionais.

Outra das grandes vantagens em escolher uma licenciatura em economia ou gestão na Nova SBE é o facto de os alunos poderem optar, exclusivamente no primeiro ano, por ter todas as aulas em Inglês; ou ter as disciplinas de “Cálculo I” e “Álgebra” em Português e as restantes em inglês; ou ainda todas as aulas em Português. No segundo e terceiro ano, as aulas são totalmente lecionadas em Inglês. Isto acontece por duas razões: Primeiro porque a Nova SBE está no Top 30 das melhores Business & Economics Schools na Europa e é líder a nível nacional e, segundo, porque é uma escola com 60% de alunos internacionais.

As bolsas disponíveis (tanto para economia, como para gestão) são ainda uma ferramenta de apoio importante para quem precisa de um “empurrão”, permitindo que ninguém fique de fora! A Nova SBE tem um programa abrangente de bolsas de estudo que garante que nenhum aluno deixa de beneficiar de uma educação de excelência por dificuldades económicas e também reconhecer o mérito académico. Para este efeito, existem dois tipos de bolsas: Bolsas de Mobilidade Social, destinadas a alunos com dificuldades financeiras e Bolsas de Mérito, que permitem a alunos com desempenhos excecionais verem a sua propina financiada, numa aposta clara na formação e capitalização do talento jovem.

Muitas são as vantagens em escolher a Nova School of Business & Economics, não só pela qualidade inovadora dos programas e pelo ensino de excelência, mas também pelas inúmeras atividades, experiências e programas que aproxima e prepara os alunos para o mercado de trabalho. A isto aliamos um Campus altamente inovador, estrategicamente localizado em frente à praia, com uma vida académica muito ativa que proporciona aos alunos uma vivência única – A Nova way of life!