Tudo o que precisas de saber sobre as Bolsas de Mérito

Editor Inspiring Future
17 agosto 2021

Há dois grandes tipos de bolsas no Ensino Superior: Bolsas de Ação Social e Bolsas de Mérito. As primeiras dependem dos rendimentos do agregado familiar, as segundas dependem maioritariamente das tuas notas.

Pode ainda haver bolsas que tenham as duas componentes, normalmente são disponibilizadas pelas Câmaras Municipais, mas isso podes pesquisar através da nossa Secção das Bolsas.

 

Como o próprio nome indica, uma Bolsa de Mérito é uma bolsa que depende apenas do teu mérito e das Instituições de Ensino Superior (IES).

Ou seja, as bolsas de mérito, dependem das tuas notas e das condições impostas pela Instituição contrariamente à bolsa da DGES que é uma bolsa de Ação Social e depende dos rendimentos do teu agregado familiar.

Sendo que estas bolsas são atribuídas individualmente pelas IES, portanto, as condições e os benefícios podem mudar de instituição para instituição.

Se queres ter uma ideia do tipo de benefícios que podes ter e/ou tens dúvidas sobre este tipo de bolsas, continua a ler!

 

Há bolsas de mérito no Público e no Privado? Sim! Mais abaixo vais encontrar alguns dados sobre o número de bolsas em cada Instituição.

Há assim tantas bolsas de Mérito a serem atribuídas? Em 2018/2019 havia um limite de quase 800 para serem distribuídas. Quase todas as Instituições a nível nacional têm bolsas de mérito para premiar os melhores alunos que entram e até mesmo que mantém as notas durante o percurso académico.

Só tenho direito a bolsa quando já estou na faculdade? Normalmente, é possível renovar e receber o valor da bolsa se mantiveres o aproveitamento escolar no nível definido pela IES, no entanto, não é igual para todas!

Se tiver bolsa de mérito perco a bolsa da DGES? Não, costumam ser acumuláveis, mas cada instituição pode ter as suas regras!

Se estiver a trabalhar perco a bolsa de mérito? Nem a bolsa de mérito, nem a bolsa da DGES! O que acontece é que os teus rendimentos passam a contar para o cálculo do valor que vais ganhar no caso das bolsas de ação social.

Como me candidato? Depende da instituição! Em muitas, nem precisas de te candidatar, mal saem os resultados das colocações és sinalizado para esse prémio.

Como é que funciona a atribuição das bolsas? Depende da Instituição! Algumas podem dar-te dinheiro literalmente, outras podem oferecer descontos nas propinas. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Há Instituições que te podem dar um desconto de 1.000€ nas propinas por teres notas iguais ou superiores a 14;
  • Há instituições que dão 50% ou 75% de desconto nas propinas por notas iguais ou superiores a 16 valores;
  • Há instituições que te oferecem as propinas se tiveres notas iguais ou superiores a 18 valores;
  • Há instituições que oferecem as propinas apenas ao melhor estudante que entrou na instituição naquele ano.

Podes ver a distribuição máxima que as instituições públicas e a distribuição máxima que as privadas podiam fazer das bolsas em 2018/2019 (último registo disponível no site da DGES).

 

Todas as dúvidas que te restem, deves ir investigar junto dos sites das instituições, ou usar as páginas dos cursos para pôr as tuas questões diretamente à instituição!