Tudo o que precisas de saber sobre a taxa de empregabilidade!

Redatora com Futuro
1 março 2022

Na hora da tua candidatura para o Ensino Superior, vais ter vários fatores em consideração, e um deles poderá ser a taxa de empregabilidade. Não sabes o que é nem como é calculada? Continua a ler o artigo!

 

A taxa de empregabilidade corresponde ao rácio entre o número de inscritos nos centros de emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que concluíram, nos três anos letivos anteriores, o par instituição/ciclo de estudos (ICE), e o número de diplomados, nos três últimos anos letivos, no mesmo par instituição/ciclo de estudos (D). É uma fórmula deste género:

 

Taxa de Empregabilidade = ICE/D × 100

 

Pareceu confuso e matemática não é o teu forte? Não te preocupes, continua a ler!

Muito resumidamente, a taxa de empregabilidade demonstra quantas pessoas é que acabaram o curso e conseguiram ter um emprego dentro da mesma área do curso. Em suma, mostra-nos como está o mercado de trabalho.

Basta acederes ao Portal InfoCursos para saberes a taxa de empregabilidade de cada curso.

 

Este site dá-te acesso a diversas informações importantes, como “Onde estavam os alunos 1 ano após iniciarem o curso” (se foram para outro curso, se foram para outra Instituição do Ensino Superior mas mesmo curso, entre outros), a Distribuição das classificações finais dos diplomados neste curso e a Percentagem de recém-diplomados do curso que estão registados no IEFP como desempregados.

 

Mas atenção! Os dados disponibilizados não são a realidade a 200%, uma vez que os números só contam com desempregados diplomados que se tenham inscrito no centro de emprego! O que quer dizer que todos os outros que ainda não se inscreveram ou os recém-licenciados que acabaram a trabalhar numa área completamente diferente ou que foram para fora do país, normalmente, não são contabilizados na taxa de empregabilidade.

No entanto, sempre ficas com uma ideia da empregabilidade de cada curso de modo a tomares uma escolha mais segura e consciente.

 

E se ainda queres ficar com uma ideia geral dos cursos com desemprego 0, já lançamos anteriormente um artigo sobre esta questão!