Tu podes ser o CR7 das apresentações orais!

Redatora com Futuro
17 janeiro 2024

Muitas vezes, cometemos o erro de não nos prepararmos bem para as apresentações orais. No entanto, as notas que conseguimos obter nestas apresentações, influenciam diretamente a nossa avaliação final. Daí ser tão importante garantirmos que nos saímos bem nestas situações. 😊

 

Para te ajudar nestas missões, que parecem impossíveis, mas não são, vou partilhar contigo alguns dos truques que tenho aqui na manga:

 

1. Prepara a tua apresentação com antecedência

Não deixes tudo para a última. O ideal é começares a preparar a tua apresentação, a partir do momento em que descobres que a terás de fazer.

 

2. Trabalha a tua autoestima

Sentires-te bem contigo mesm@ é meio caminho andado para te afirmares perante a tua turma. Se queres transmitir as tuas ideias de uma forma confiante e credível, vais ter de dar prioridade a este truque.

 

3. Corrige a tua postura

E por falar em confiança... A tua postura ao longo de uma apresentação, também tem o poder de influenciar a confiança que transmites à tua audiência. Daí ser tão importante prestares atenção a este detalhe, que pode fazer toda a diferença na tua nota final.

 

4. Pratica exercícios de fonética

Estes exercícios são fundamentais para que não digas "alhos" e o teu público perceba "bugalhos". No fundo, ajudam-te a melhorar a tua dicção, um fator indispensável para conseguires realizar uma apresentação bem sucedida.  

 

5. Exercita a tua projeção de voz

Quando fores fazer a tua apresentação, é necessário que todos te consigam ouvir, desde aquele colega que se senta sempre na fila da frente, ao colega que faz questão de se sentar, religiosamente, na fila de trás. A ideia não é gritares, claro. A ideia é projetares bem a tua voz. Sabemos que ao início pode parecer desafiante, mas com algum treino, temos a certeza que chegarás lá.  

 

6. Prepara 2 guiões

É provável que tenhas o hábito que criar o teu guião “oficial”, no qual incluis toda a informação que queres partilhar ao longo da apresentação. Porém, um guião com frases longas e complexas, pode dificultar o teu processo de memorização das ideias. Nesse sentido, o que te sugerimos é que tenhas o tal guião “oficial” e um outro, em que apenas incluis as ideias-chave, organizadas por tópicos. Desta forma, simplificas o teu trabalho e aumentas a probabilidade de não te esqueceres de nada.

 

7. Experimenta apresentar em frente a outras pessoas

Se um dos teus grandes medos é falares em público, que tal experimentares apresentar em frente a outras pessoas, antes de enfrentares a tua turma? Tens muito por onde escolher, desde a tua família, aos teus amigos, passando ainda pelos teus animais de estimação... Caso nenhuma destas opções te pareça válida, o que te sugerimos é que apresentes em frente ao espelho, desta forma consegues analisar o teu desempenho ao pormenor.

 

8. Aposta na interação

Queres captar a atenção dos teus colegas do início ao fim da tua apresentação? Nós temos a solução para ti. Experimenta fazer-lhe perguntas ou perguntar-lhes a sua opinião. Ao participarem, vão sentir que valorizas as suas ideias e que fazem parte da apresentação, pelo que haverá uma maior tendência para se manterem atentos do princípio ao fim.

 

9. Mexe-te

Uma outra forma de captares a atenção dos teus colegas, é gesticulares. Os teus gestos chamam à atenção de quem te está a assistir e tornam o teu discurso mais fluído e apelativo. Se nunca experimentaste este truque, está mais do que na hora de experimentares!

 

10. Estabelece contacto visual

Sabemos que quando os nervos atacam, a tendência é desviar os olhos da audiência. Porém, estabelecer contacto visual com quem nos ouve também ajuda a transmitir mais confiança e credibilidade. Por isso, faz um esforço. No início pode parecer muito difícil, mas no fim de o fazeres 2 ou 3 vezes, começa a tornar-se mais fácil.

 

11. Não fiques refém dos suportes

Quem nunca fez uma apresentação a olhar para o power point ou para os papéis que levava na mão?

Treina a tua apresentação, tantas vezes, quantas forem necessárias, mas por favor, não fiques a olhar para o papel ou para o power point, enquanto apresentas. Caso contrário, transmitirás a ideia de que não dominas o conteúdo do teu trabalho. E sabes o que é que isso gera no público? Desinteresse. Algo que queremos evitar, a todo o custo!

 

Gostaste destas dicas? Aproveita para leres mais, aqui.

Se achaste este artigo útil, faz-nos um favor, partilha-o com alguém que saibas que também precisa de o ler! 😉