Truques para estudares para o exame nacional de História!

9 maio 2019

Pela primeira vez, o exame nacional de História, do 12º ano, vai englobar as matérias do 10º e 11º; será sem dúvida um programa extenso para estudares, no entanto não fiques alarmado! História, apesar de complexa, não é uma disciplina teórica na qual tens de “descarregar” matéria - é uma disciplina de reflexão, capacidade crítica e de análise. Não te iludas em apenas decorar para o exame, pois és avaliado para além do teu conhecimento empírico: tens de ser capaz de analisar documentos, imagens e frases e relacioná-las com aquilo que aprendeste.

A disciplina de História é mais importante do que julgas - não é só do passado que ela vive. É a base de todas as ciências sociais, e serve para compreendermos o nosso presente e projetarmos o futuro. Civilizações Pré-clássicas, Idade clássica, Idade Média, Moderna e Contemporânea; todas elas contribuíram para o desenvolvimento de todas as ciências, pois se achas que vais largar a História no Ensino Superior podes estar equivocado.

O meu conselho para todos os que vão realizar o exame nacional é que a partir deste momento começarem a ler a matéria dos anos anteriores. Para facilitar a tua aprendizagem podes ver um largo reportório de filmes, mas não fiques só pela visualização - investiga e procura o que vai para além do script. É um bom exercício para que no exame a tua capacidade crítica seja um beneficio para a tua nota final.

Aproveita e explora os monumentos e museus da tua cidade, e junta o útil ao agradável que a História tem para ti e para o teu sucesso escolar!