Conclusão do secundário à vista. E depois?

26 julho 2022

Prosseguir com os estudos através de uma licenciatura é, sem dúvida, um passo muito importante para o futuro. Contudo, é também um período difícil para os alunos finalistas do ensino secundário na medida em que existem muitas dúvidas associadas a este novo ciclo de vida: qual o curso que melhor se adequa ao meu perfil? Qual é a melhor universidade? Quais são as saídas profissionais? Como será o meu futuro se optar por uma licenciatura específica em vez de outra? Há tantas áreas que me interessam, como é que vou saber se tomei a decisão certa?

A lista de dúvidas é infindável para a maioria dos alunos, mas a boa notícia é que existem várias respostas, uma vez que aquilo que gostamos e o percurso que queremos seguir depende, em certa medida, das experiências que vamos tendo ao longo do caminho, descobrindo assim um mundo novo de oportunidades! 

Há alguns fatores que devem ser tidos em conta para garantir que estamos bem orientados: considerando o percurso académico (ciências, economia, humanidades, artes.), qual é a minha vocação e o que preciso para entrar nas licenciaturas que me interessam? Quais foram as médias de admissão do ano anterior? Qual é a relação da escola com o mercado de trabalho, ou seja, que dados existem sobre os índices de empregabilidade dos alunos que graduam nesta instituição?

Na Nova School of Business & Economics (Nova SBE) defendemos que todos estes fatores são importantes, assim como o ambiente da escola e a oportunidade de aliar competências técnicas com experiências práticas!

 

“O facto de ter sido um aluno de Ciências e Tecnologias no Ensino Secundário deu-me a oportunidade de poder seguir um mar de cursos, nas mais diferentes áreas. Muitas eram as minhas questões relativas a qual seria o curso que eu gostaria de tirar. Já sabia que, escolhendo Gestão ou Economia, a Nova SBE seria uma das minhas primeiras opções, dada a enorme reputação que esta instituição tem, não só a nível dos rankings internacionais, mas também entre profissionais e alunos do ensino superior. Mas o que é que distinguia a NOVA SBE de outras faculdades, que eram também bem reputadas e das quais falavam tão bem, e porquê que valeria a pena escolher a Nova SBE? O facto de ser um Campus novo e espetacular junto à praia, era já uma forte motivação, mas foi ao perceber, através de conversas com colegas que estudavam lá na altura, que a Nova SBE tinha muito mais para dar, do que apenas os famosos caminhos para a praia e cacifos para as pranchas de surf, que tomei a minha decisão. Em conversa, explicaram-me como na Nova, ao contrário do que algumas pessoas diziam, o ambiente não era competitivo e que os alunos se se ajudavam uns aos outros, partilhando sebentas, exercícios resolvidos e apontamentos das aulas. Hoje, como aluno Nova SBE, posso afimrar que isto tudo não só é verdade, como ainda me tem ajudado imenso!”

               Afonso Noronha da Costa

Aluno de Licenciatura em Gestão da Nova SBE, 2022

 

As licenciaturas em economia e gestão são uma boa opção para quem quer apostar em áreas transversais, que preparem os alunos com as bases necessárias para qualquer carreira de sucesso.

O facto do primeiro ano ser comum às duas licenciaturas, permite aos alunos receber as bases teóricas, aliadas a abordagens práticas com casos reais, que contribuem para construir um curriculum inovador, altamente valorizado no mercado de trabalho.

Tendo a possibilidade de mudar de licenciatura no fim do 1º ano, se assim entenderem, no 2.º e 3.º anos os alunos podem juntar às disciplinas base do curso, disciplinas optativas, moldando assim o curso em torno dos seus próprios objetivos, com opções mais ligadas ao marketing, contabilidade, empreendedorismo, estratégia ou outras.  

Por outro lado, e cursos à parte, os alunos da Nova SBE têm a excelente oportunidade de experimentar diferentes áreas através dos mais de 35 Clubes de alunos, como explica o Afonso:

 

“Existem imensos clubes aos quais te podes candidatar e assim teres uma experiência próxima daquilo que é o mercado de trabalho. Em alguns casos, projetos reais, onde podes aprender imenso e que te vão ajudar no futuro, quando te estiveres a candidatar a uma vaga de trabalho. Por tudo isto, hoje, enquanto aluno da Nova, sinto que fiz a escolha certa, esta “casa” deu-me mais do que eu poderia pensar. As amizades incríveis que fiz, as excelentes pessoas e futuros profissionais que conheci, a oportunidade de participar nos mais diversos projetos que me fizeram crescer imenso como aluno, pessoa e um dia profissional.”

               Afonso Noronha da Costa

Aluno de Licenciatura em Gestão da Nova SBE, 2022

 

Antes disso, existe ainda a possibilidade de saber mais sobre os programas das licenciaturas em economia e gestão da Nova SBE ou sobre a vida na Nova SBE, falando diretamente com os atuais alunos por via de uma plataforma disponível no site da Nova SBE.

A verdadeira magia acontece quando, depois de entrarem na Nova SBE, os novos alunos são recebidos na Discovery Week onde participam num evento de boas-vindas, conhecem a Diretora Académica das licenciaturas, participam em atividades com os alunos da Student’s Union e conhecem o maravilhoso Campus de Carcavelos, com a sua deslumbrante vista sobre o mar que fica logo ali, do outro lado da estrada!