Sou do Profissional, como é que calculo a minha média se os exames não contam?

16 março 2022

Se vieste aqui parar mas és de um curso científico-humanístico ou já terminaste o secundário, nesse caso devias estar a ler este arigo!

Se vieste aqui parar e és de um curso Recorrente, nesse caso devias estar a ler este artigo!

 

O Ministério da Educação está a fazer todos os esforços para que possas ser avaliado na mesma e a tua Prova de Aptidão Profissional ou Artística será considerada na tua avaliação e contará para a tua conclusão e cálculo da média de secundário, quer queiras ou não prosseguir estudos. 

Sendo que isto deverá acontecer em breve, de forma a conseguires realizar a tua candidatura através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

 

O que terás de fazer para prosseguir estudos para o Ensino Superior?

Se pretendes prosseguir para um CTeSP, está tudo igual para ti. Terminas o secundário com as notas das disciplinas e com a PAP, ou com outras formas de avaliação que tenhas.

A partir deste momento, estarás apto para entrar no Mercado de Trabalho ou no CTeSP.

Para este último recomendamos que pesquises na nossa base de dados de CTeSP e que fales com a instituição correspondente para perceber como funciona o concurso..

 

Se queres prosseguir estudos através do concurso nacional de acesso, para efeitos de candidatura deixas de ter de fazer os dois exames obrigatórios, como era habitualmente pedido – o de Português e outro qualquer. 

Terás apenas de fazer os exames necessários como Prova de Ingresso no curso que pretendes. Ou seja, a tua média de secundário é igual à tua nota do curso depois da PAP ou outra forma de avaliação que tenhas.

A tua nota de candidatura será calculada usando a tua média de secundário depois da PAP, que vale entre 50% a 65%, mais o(s) exame(s) usado(s) como Prova de Ingresso, que valem entre 50% a 35%.

Através da nossa Calculadora de Média poderás colocar as notas que queres ter ou tiveste nos Exames Nacionais e descobrir a tua probabilidade de entrar em cada curso

 

Se és de um curso profissional e queres prosseguir estudos através do concurso especial de acesso, mantém-se tudo igual. Se não sabes sobre o que estamos a falar, vê o artigo “Já se sabe como será o concurso nacional para o ensino profissional e artístico!

Continuas com dúvidas sobre a média e sobre a PAP? Envia-nos um e-mail para duvidas@inspiringfuture.pt

 

 

 

FONTE: Ministério da Educação